Roteiros Nacionais

Festa do Divino em Pirenópolis

14/05/2016
Festa do Divino em Pirenópolis | Jornal da Orla
Tombada como patrimônio histórico e artístico nacional, a cidade de Pirenópolis, a 121 km de Goiânia, se destaca como um dos principais polos turísticos do estado e nesta semana ganha um atrativo a mais: a festa do Divino Espírito Santo, considerada uma das manifestações folclóricas mais bonitas do Brasil.
 
O ponto alto dos festejos é a Cavalhada, que começa neste domingo (15) e segue até terça-feira (17). Trata-se de uma encenação onde os cavaleiros revivem lutas medievais envolvendo mouros e cristãos. A tradição tem quase dois séculos.

História e natureza
A pequena cidade do interior goiano, cenário do filme “Dois filhos de Francisco” e terra natal da dupla sertaneja Zezé Di Camargo e Luciano,  conserva seu aspecto antigo e bucólico, com preservado casario colonial e singelas igrejinhas espalhadas por ladeiras e ruas de pedra. 
 
O centro histórico de Pirenópolis reúne casarões e igrejas do século XVIII, como a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, um dos maiores e mais tradicionais templos católicos para o povo goiano, e a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim. Com boa infraestrutura de hospedagem e serviços, a cidade tem movimento constante nos finais de semana. A rua do Lazer concentra bares e restaurantes. 
 
Mas é pela natureza que ela chama ainda mais a atenção dos visitantes. São mais de 80 cachoeiras com piscinas naturais; trilhas para caminhadas que levam aos mirantes naturais da Serra dos Pirineus; rios para a prática de rafting e boia-cross; e fazendas históricas, como a Babilônia, que guardam memórias e lembranças do século 18.

Cidade dos cinco “Fs”
O famoso empadão – A gastronomia de Pirenópolis também fez a fama da cidade. De influência mineira, baiana, carioca e paulista, a cozinha goiana é representada por pratos típicos como o arroz com pequi, pamonha, guariroba e o tradicional empadão goiano. Para fechar, vale lembrar das quitandas da cidade e dos famosos doces, que costumam agradar desde turistas das cidades vizinhas até visitantes internacionais.
 
Conhecida como a cidade dos cinco “Fs”, onde o povo só pensa em Festa, Folia, Farofa, Fogueira e Foguetes, os festejos que ocorrem durante o ano todo em Pirenópolis são de dar água na boca. Os pães de queijo, enroladinhos, kibes, coxinhas, empadinhas, massas de forno e biscoitos de queijo são parte integrante de todo encontro. As quitandeiras, sempre lembradas, associadas ao cheirinho de café e fogão a lenha, possuem talentos consagrados e algumas peculiaridades regionais, como o biscoito de queijo, típico de Goiás, biscoitos de cerveja ou a matula de galinha.