A beleza das paisagens naturais e a diversidade cultural manifestada no artesanato, nas apresentações teatrais e nas festas de São João destacam-se entre os atrativos turísticos da capital cearense, que completou 290 anos na quarta-feira (13).
As praias da área urbana oferecem paisagens coloridas pelo contraste da areia branca com as diversas tonalidades de azul das águas do Oceano Atlântico. No calçadão da Avenida Beira-Mar estão as principais atrações da capital: os hotéis de grandes redes, bares, restaurantes, feira de artesanato. Na famosa Praia do Futuro, barracas com estruturas que envolvem piscinas, massagem, internet e até shows de humor, marca registrada do cearense.
A praia de Iracema, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (um complexo cultural que abriga museus, planetário, cinema e teatro) e as compras na Avenida Monsenhor Tabosa são passeios imperdíveis.
História – Para os turistas que desejam conhecer a história de Fortaleza, o roteiro deve conter uma visita ao Palácio João Brígido e à Catedral Metropolitana de Fortaleza, obra que demorou 40 anos para ser concluída e se destaca no centro histórico da capital cearense pela imponência arquitetônica e a beleza dos vitrais.
Vale a pena conferir também a beleza do Teatro José de Alencar, uma construção do início do século XX tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e que virou referência artística, turística e arquitetônica no país. A bela fachada art nouveau do teatro, que combina vitrais coloridos e estrutura metálica importada da Escócia, já impressiona na entrada.
Mercado de peixe – É o mais novo atrativo da capital cearense, inaugurado em março deste ano, com 45 boxes destinados para venda de produtos e degustação. A construção ampla e moderna, iniciada em 2013, possui 2 mil m². Todo o pescado vendido no Mercado dos Peixes é do litoral de Fortaleza e das redondezas, como Acaraú.