Simplesmente Vinho

Guia relaciona vinhos top

16/04/2016 Cristina Barbosa
Guia relaciona vinhos top | Jornal da Orla
Enoleitores,
Início de abril participei do evento Top Italian Wines Road Show, do guia italiano de vinhos Gambero Rosso, conforme comentei última semana, e durante o evento tive a oportunidade de participar da Master Class, uma degustação de 29 vinhos italianos catalogados pelo guia, e aproveito para dividir com vocês minhas impressões sobre alguns que me agradaram, já que ficaria muito cansativo me alongar, numa outra ocasião poderemos garimpar mais dicas.
 
A degustação foi guiada pelo diretor italiano Marco Sabellico e o jornalista Jorge Lucky, que foram comentando um a um todos os vinhos apresentados.

Dentre os brancos chamou minha atenção o Offida Pecorino Villa Angela 2014, que é produzido no alto de uma colina, em um pequeno território próximo a Marche, com a uva Autóctone Pecorino, que esta vinícola recuperou,  pois foi dizimada com a filoxera e replantada com cavalo americano, uma surpresa, de cor amarelo dourado, brilhante, aromas de frutas brancas, mineral, como enxofre,  toque animal e leve floral, na boca seco, boa acidez, elegante, longo e frutado. Aprovei o Chianti Cl. 2012 – Castello d’Albola, Toscana, um vinho vermelho rubi, no olfato frutas vermelhas, floral, especiarias, na boca seco, acidez presente, taninos finos equilibrados e longo, deixa um gostinho frutado. O Janus Geminus 2011, Lazio, um cabernet sauvignon e merlot,  elaborado por enólogo italiano em terreno de solo vulcânico, um vinho vermelho rubi escuro, nariz de frutas negras maduras, especiarias, no paladar seco, acidez correta, elegante, equilibrado, longo, permanecendo um gosto de ameixa em calda.
 
Bom também o Montiano 2013, um Merlot do Lazio, da vinícola familiar Cotarela, do excelente enólogo  Renzo. Um vinho vermelho granada, corpo que chega a tingir a taça, olfativo de frutas negras maduras, especiarias, na boca seco, elegante, acidez correta, equilibrado, longo e com gostinho de frutas negras maduras. E entre tantos outros bons vinhos vamos finalizar com o ícone da Tenuta San Guido, o Bolgheri Sassicaia 2012, Toscana, um supertoscano com 85% de Cabernet Sauvignon. De cor vermelho rubi, corpo médio, aromas de frutas negras maduras, pimenta branca, toque floral, na palato seco, elegante, equilibrado, acidez correta, persistente deixando na boca o sabor de ameixa madura, um dos grandes vinhos da Itália contemporânea.
 
Acredito que a coluna anterior mais a descrição destes vinhos já os incentivou a se interessar em conhecer provando diferentes vinhos italianos, com certeza encontrarão belas surpresas…
 
Tim-tim: Salute! 
Enoabraços e uma ótima semana a todos!