Roteiros Nacionais

Curitiba, a capital ecológica

02/04/2016
Curitiba, a capital ecológica | Jornal da Orla
Com 323 anos de história, Curitiba ganhou o apelido de Capital Ecológica, devido à beleza das paisagens naturais dos bosques e parques municipais espalhados por toda cidade. A capital do Paraná tem, entre as principais atrações, a Ópera de Arame, o Jardim Botânico, o Museu Oscar Niemayer, com peças de Tarsila do Amaral e Cândido Portinari, e a rua 24 horas. De Curitiba parte o trem em direção a Morretes, que passa por um dos trechos mais preservados de Mata Atlântica do país.
 
O Parque Municipal do Barigui é considerado um dos principais atrativos turísticos da capital paranaense por oferecer aos visitantes uma ampla área de lazer para a prática de esportes. Também é possível conhecer exemplares da fauna curitibana que encontram abrigo no lugar, como garças e capivaras. O parque também encanta os turistas pela beleza de sua estufa.
 
Memoriais polonês, japonês e ucraniano – Para quem deseja conhecer a história e a cultura da cidade, o roteiro turístico deve incluir um passeio pelo Memorial de Curitiba e pelos memoriais da imigração polonesa, japonesa e ucraniana. Nestes atrativos, os visitantes conhecem peças e ilustrações que retratam o estilo de vida dos moradores e imigrantes que chagaram a cidade no período colonial.
 
Bosque Alemão – Foi inaugurado há 20 anos em homenagem aos imigrantes alemães. Entre as atrações dos 38 mil m² do local está a Trilha de João e Maria com a reprodução, em azulejos, do conto dos irmãos Grimm. O bosque conta ainda com Oratório Bach, uma sala para concertos musicais; a Torre dos Filósofos, com um mirante; e a Praça da Cultura Germânica.