O 80º aniversário de Éder Jofre foi comemorado no sábado (26), nos salões do Hotel Mendes Plaza, em Santos, e marcou o Dia Nacional do Boxe, uma data instituída no calendário esportivo brasileiro exatamente para celebrar o maior peso galo de todos os tempos, bicampeão mundial pelo Conselho Mundial de Boxe (CMB).
A festa foi organizada pelo empresário Pepe Altstut, presidente da Memorial Necrópole Ecumênica, e reuniu familiares de Éder, amigos, e lendas do boxe, como Miguel de Oliveira, campeão mundial médio-ligeiro pelo Conselho Mundial de Boxe (CMB); Valdemir dos Santos Pereira “Sertão”, campeão mundial pena pela Federação Mundial de Boxe (FMB); Servílio de Oliveira, bronze na Olimpíada do México 1968, peso mosca, o primeiro e único brasileiro a conquistar uma medalha olímpica no boxe até 2012; e o pugilista em ascensão, que busca o título mundial, Yamaguchi Falcão, bronze na Olimpíada de Londres 2012 e detentor do cinturão latino do Conselho Mundial de Boxe (CMB), peso médio.
Pepe Altstut ressaltou o legado de Jofre a inúmeras gerações de pugilistas. “Éder Jofre é um mito do boxe. Celebrar sua carreira profissional e seu exemplo de vida é acreditar que a prática esportiva é capaz de formar bons cidadãos e transformar nossa sociedade”, afirmou Pepe, que pratica o boxe e, por meio da Memorial, garante patrocínio a atletas de diferentes modalidades.
Após a exibição de um vídeo, que lembrou momentos do campeão mundial e que anunciou o início do “80º rounde”, Jofre vibrou quando os presentes cantaram o tradicional parabéns. “Compartilho minha emoção com minha família e com cada um de vocês”, afirmou, com os olhos mareados: “Tive uma carreira profissional com muitas vitórias e isso foi resultado de muita luta, dentro e fora dos ringues. Não desista nunca, é a minha mensagem aos atletas que buscam tornar-se um dia campeão mundial”.