No ritmo da sanfona que embala os arraiais do litoral ao sertão e no vaivém dos buggys e dromedários pelas dunas de Genipabu, ao norte da capital, o Rio Grande do Norte tem opções para todos os gostos e bolsos numa terra onde o sol brilha o ano inteiro. O visitante ainda tem a opção de se refrescar num banho de mar ou de inúmeras lagoas ao longo de 400 km de costa, emolduradas por dunas, recifes, falésias e piscinas naturais.
São José de Mipibu e Parnamirim – As duas cidades ficam na região metropolitana. A primeira, uma antiga missão indígena, ainda preserva a majestosa igreja de Santana e São Joaquim. Já Parnamirim, também conhecida como o Trampolim da Vitória, abriga a histórica Base Aérea usada pelos Estados Unidos durante a 2ª Guerra Mundial. O município ainda é sede da base de lançamento de foguetes da Barreira do Inferno e do frondoso cajueiro, mundialmente conhecido por sua gigantesca copa, além das badaladas praias de Pirangi e Cotovelo.
Sertão potiguar – No roteiro pelo interior estão Lajes e Angicos, separadas pelo monumento natural do Pico do Cabugi, um vulcão extinto escalado pelos amantes do traking e praticantes do ecoturismo. Lajes foi a primeira cidade brasileira administrada por uma mulher: a prefeita Alzira Soriano, eleita em 1928, quatro anos antes do voto feminino no Brasil. Assu, cidade banhada pelo rio do mesmo nome e emoldurada por carnaubais, há mais de dois séculos dedica o mês de junho ao padroeiro São João Batista, com muita quermesse, novena, grandes shows populares, festivais de quadrilhas e o auto de São João, encenado na frente da matriz.
Mossoró – A segunda maior cidade do Rio Grande do Norte realiza o maior São João do estado. Destaque para o espetáculo “Chuva de Bala no País de Mossoró”, que relembra a vitória da cidade contra o bando de Lampião no dia de Santo Antônio. Já o museu da cidade testemunhou boa parte da história libertária da cidade e foi palco da abolição dos escravos pela Sociedade Libertadora Mossoroense antes da Lei Áurea.
Mossoró ainda é conhecida pelas suas águas termais e pirâmides de sal na foz do rio que banha a cidade. Cerca de 95% do sal brasileiro são extraídos da região de Mossoró. Além da beleza exótica das salinas, as cidades vizinhas de Tibau, Grossos e Areia Branca oferecem praias de areias finas e brancas dunas quase inexploradas.
Natal – A capital foi fundada pelos portugueses no século 16, com a construção do Forte dos Reis Magos, uma fortaleza com formato semelhante ao de uma estrela de cinco pontas, que é um dos principais cartões-postais da cidade. Além de guardar canhões e muitas histórias, descortina uma bela vista das praias urbanas da capital potiguar.
A mais procurada é Ponta Negra, com muitos quiosques, bares e restaurantes. Seguindo para o litoral norte, os destaques são as dunas de Genipabu e as lagoas de Jacumã e Pitangui, onde são praticados o esquibunda e o aerobunda. Ao sul, as tranquilas praias da região levam à vila de Pipa, a 90 km.