Roteiros Nacionais

Festas do chocolate

19/03/2016
Festas do chocolate | Jornal da Orla
A Páscoa será comemorada no domingo, 27, e em algumas cidades brasileiras a data é motivo de muita festa, com atividades religiosas, artísticas, recreativas e culturais, decoração temática e, claro, muito chocolate.
 
Osterfest, em Pomerode (SC)
A cidade mais alemã do Brasil mantém a celebração ao modo dos costumes germânicos, com ampla programação nas igrejas. A festa começou dia 25 de fevereiro e segue até o Domingo de Páscoa. Entre as atrações estão a aconchegante Casa do Coelho, exposição de ovos, oficinas artísticas, feira, brincadeiras infantis, apresentações folclóricas, gastronomia e passeios de bicicleta.
 
A Osterbaum – Árvore da Páscoa na tradição alemã – foi montada com 120 mil cascas de ovos. A árvore deve ter seus galhos sem folhas, simbolizando a frieza da morte de Jesus, e nele são penduradas cascas de ovos coloridas, que simbolizam a alegria da Ressurreição. A festa é realizada no Centro Cultura de Pomerode, que fica no Vale do Itajaí.
 
Osterdorf, Blumenau (SC)
A Osterdorf – Vila da Páscoa – em Blumenau, no Vale do Itajaí (SC), começou dia 6 de março e segue até a Páscoa. Este ano a programação inclui oficina ‘Mil Faces de um Coelho’ (pintura facial), feira de artesanato e de livros, contação de histórias, espaço kids, pista educativa de trânsito, venda de biscoitos artesanais, exposição de cestas de Páscoa e pintura de casquinhas. Lá também foi erguida, no centro de um lago, uma Osterbaum, a Árvore de Páscoa.
 
Canela (RS)
Na Serra Gaúcha, vizinha a Gramado, a cidade de Canela também se preparou para a Páscoa, com decoração de bonecos de coelhos, ovos coloridos e brinquedos interativos.  O ponto alto são as atrações culturais e toda emoção e religiosidade proporcionadas por espetáculos que remontam à morte e à ressurreição de Jesus Cristo. Entre os destaques da programação: Tenebrae – Ofício das Trevas, Procissão do Encontro e Yeshua- Jesus. Outra atração é a Feira de Páscoa de Canela. A festa segue até domingo (27).
 
Gramado Aleluia (RS)
A terra onde nasceu o chocolate artesanal no Brasil fica ainda mais atraente nesta época, repleta de cores, encantamento e guloseimas. É o evento Gramado Aleluia, onde luz, sons, encenações artísticas e o clima religioso despertam os melhores sentimentos nos visitantes.Com deliciosos ovos de chocolate, apresentações artísticas, atividades lúdicas e educativas, a programação é extensa durante todo o evento, que começou dia 11 deste mês e termina no dia 27. 
 

Roteiro para chocólatras
Nada melhor para um chocólatra assumido do que unir a viagem com o prazer de comer. Em alguns destinos é possível degustar e conhecer de perto a produção de chocolates, visitando fábricas e lojas de cidades charmosas como Gramado, Nova Friburgo e Vila Velha, no Brasil; e Bariloche e Buenos Aires, na Argentina. Confira as sugestões do Momondo, buscador de passagens aéreas e reservas de hotéis, para seguir a trilha do aroma irresistível de cacau.
 
Nova Friburgo (RJ) – Difundindo e preservando a arte suíça da fabricação do queijo e do chocolate ao leite, a Queijaria Suíça é hoje uma das principais atrações turísticas de Nova Friburgo, localizada na região serrana do Rio de Janeiro. Com a proximidade da Páscoa, aumenta a produção de chocolate e de trufas de vários sabores.
 
Campos do Jordão (SP) – Ainda que seja um destino tradicional de inverno, Campos do Jordão merece ser visitada em qualquer época do ano, mas na Páscoa há mais um bom motivo. Na Araucária, uma das fábricas de chocolate da cidade, a produção é acompanhada de dentro da loja, que é toda envidraçada. Não há como sair sem encher a cestinha com trufas, bombons, cremes de avelã e muitas outras tentações.
 
Vila Velha (ES) – Os chocólatras podem embarcar no Chocotour, passeio que dura uma hora e meia para apreciar os chocodutos que se estendem por seis quilômetros dentro de uma grande fábrica de chocolates instalada na cidade. E não precisa se preocupar: enquanto as informações sobre a fabricação dos bombons são apresentadas pelo guia, há paradas estratégicas para degustação.
 
Curitiba (PR) – Curitiba é o paraíso dos chocólatras por causa do delicioso Tour Curtidoci. Mergulhar nessa incrível jornada pelo mundo do chocolate representa fazer uma viagem pela cultura de dois charmosos bairros que se destacam nesse quesito: Batel e Bigorrilho. Em visitas pelas docerias, os visitantes vão saborear as maravilhas encontradas apenas na encantadora capital paranaense.
 
Bariloche (Argentina) – Os chocolates são uma atração à parte em Bariloche. Basta caminhar pelas principais ruas da cidade para encontrar muitas lojas de fabricação própria. O Museu do Chocolate, que pertence a uma tradicional fábrica da região, é visita obrigatória tanto para os adultos quanto para as crianças, que irão conhecer todo processo de fabricação do chocolate e sua história, desde o início da exploração do cacau até os dias atuais.
 
Buenos Aires (Argentina) – Chocolate e Buenos Aires é uma combinação perfeita. Além da arquitetura charmosa da capital argentina, aprecie um chocolate quente ao estilo portenho com uma barrinha de chocolate mexendo o leite até se dissolver, adicionando muito marshmallow, canela e baunilha. Mas a cidade é conhecida mesmo pela tradição de seus disputados alfajores, um souvenir que agrada muito os amigos e familiares na volta para casa.