Roteiros Nacionais

As belezas do Cerrado no caminho da tocha olímpica

27/02/2016
As belezas do Cerrado no caminho da tocha olímpica | Jornal da Orla
Goiás, no Brasil Central, será o primeiro estado a receber a tocha olímpica no seu revezamento pelo país. O símbolo máximo da competição atravessará o Cerrado,  com sua vegetação de flores e frutos únicos, grandes cachoeiras, região que guarda as memórias do ciclo do ouro e o fervor religioso manifestado em  roteiros e festas que atraem multidões. 
 
A primeira parada, no dia 4 de maio, será Corumbá de Goiás, tendo como vitrine o salto do Rio Corumbá, que recebe mais de 5 mil visitantes nos finais de semana. Menos de 20 km em frente, a tocha chega aos casarios de Pirenópolis, Patrimônio Histórico Nacional, famosa pelas cavalhadas da Festa do Divino Espírito Santo, realizadas desde 1819.
 
Outro tesouro no caminho da tocha olímpica é a Cidade de Goiás. Antiga capital do estado, marco do ciclo do ouro no interior do Brasil, “Goiás Velho” foi celebrizada pelas rimas e doces da poetiza Cora Coralina. Dali, a chama olímpica segue rumo à capital Goiânia e, depois, para Trindade, cidade de peregrinações, conhecida como a capital de fé dos goianos.
 
15 municípios goianos em quatro dias
Na avaliação do Ministério do Turismo, o revezamento da tocha olímpica é uma oportunidade para dar visibilidade à riqueza de atrativos naturais e culturais de Goiás. A chama passará por 15 municípios goianos em quatro dias e fará pernoites com a realização de grandes celebrações em Anápolis, Goiânia e Caldas Novas, nesta ordem. Conheça um pouco destes destinos:
 
Anápolis – A vocação da cidade como polo industrial se firmou com a instalação do Distrito Agroindustrial, em 1976. Possui diversificada indústria farmacêutica e destacada presença nos ramos automobilístico, alimentício e atacadista de secos e molhados. Um importante ponto turístico é a Base Aérea de Anápolis, referência nacional e internacional em aviação de caça.
 
Goiânia – Planejada na década de 30, Goiânia é reconhecida por seu acervo arquitetônico Art Déco, com ruas arborizadas e parques urbanos. A vida cultural, gastronômica e de lazer na cidade são pontos altos. 
 
Caldas Novas – O município possui fontes termais, com temperatura das águas variando entre 20 °C e 60 °. Quem quiser sair do comum pode conhecer o Lago Corumbá e o Parque Estadual da Serra de Caldas Novas, onde há diversas cachoeiras e a fauna e flora do Cerrado, que podem ser avistadas de mirantes. Vale a pena dar uma esticada à vizinha Rio Quente para conhecer seus parques aquáticos.