Roteiros Nacionais

Cinco praias brasileiras para surfar

27/02/2016
Cinco praias brasileiras para surfar | Jornal da Orla
Com grandes ondas e tubos, as praias de norte a sul do país servem de cenários para campeonatos nacionais e internacionais e já produziram campeões como Gabriel Medina e Mineirinho. Confira cinco delas selecionadas pela agência Stella Barros:
 
Havaí brasileiro em Fernando de Noronha – A praia Cacimba do Padre, localizada no arquipélago pernambucano, é considerada o Havaí brasileiro e tem mar com tubos rápidos. A temporada vai de dezembro até abril. 
 
Nas ondas de Florianópolis – A praia Brava, na capital catarinense, possui ondas que chegam a até dois metros e meio de altura. A praia dos Ingleses, localizada no norte da ilha, tem ondas mais calmas que são propícias para os iniciantes. O destaque fica com a praia do Rosa, com ondas que chegam a até 3 metros. Descoberta pelos surfistas na década de 70, a praia de ondas constantes é palco de campeonatos o ano inteiro. 
 
Polinésia brasileira na Bahia – A Praia do Forte, na Mata de São João na Bahia, é um dos pontos mais procurados pelos surfistas; suas ondas, formadas pela quebra no fundo de coral do mar, são famosas mundialmente. Também conhecida como a Polinésia brasileira. 
 
Recanto natural e ondas fortes na Bahia – O estado baiano também possui outra praia que pode render boas manobras no mar. A praia Havaizinho, de água esverdeada e areia fina, tem toda a sua extensão repleta de coqueiros e recifes e mar com ondas fortes.
 
As melhores ondas de Pernambuco – Maracaípe (foto), conhecida também como “Maraca” pelos pernambucanos, é uma praia que sedia diversos campeonatos de surfe nacionais e internacionais. A praia atrai um público jovem que gosta de praticar o esporte e depois aproveitar os bares e restaurantes do local.