O ministro Helder Barbalho, da Secretaria de Portos (SEP) anunciou a assinatura de aditivo contratual com a empresa Rumo Logística, do Grupo Cosan, relativo às instalações portuárias localizadas no Porto de Santos. “Quero, em primeira mão, dizer que, ontem, autorizamos mais um investimento no Porto de Santos, num total de R$ 308 milhões até o fim de 2018”, disse o ministro, durante debate “Setor Portuário: Desafios e Oportunidades”, que a Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP) realizou em parceria com a revista Carta Capital.
O evento sobre investimentos e oportunidades no setor portuário foi realizado na quarta-feira (24), na capital paulista. “Os investimentos para ampliação acertados com a empresa, serão destinados a equipamentos e estruturas para um sistema logístico multimodal confiável, flexível e eficiente para a exportação de açúcar e outros granéis sólidos”, afirmou o ministro Helder Barbalho.
Para o diretor presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), Alex Oliva, o anúncio do investimento demonstra a vitalidade do setor portuário. “Estamos investindo em instalações e vamos investir ainda mais para alavancar o crescimento”, disse Alex Oliva. O presidente lembrou que o Porto de Santos faz parte do planejamento nacional para a área de logística. “O Governo Federal mostra que está em sintonia com o setor privado”, afirmou.
O aditivo unifica os três contratos da Rumo com a Companhia Docas de São Paulo (Codesp), levando o prazo de concessão para março de 2036. A empresa, controlada do Grupo Cosan, passa a incorporar mais mil metros quadrados no Porto de Santos – somados à área que a companhia já controla, de cerca de 117,4 mil metros quadrados. A capacidade de armazenamento dos terminais da Rumo passará de 10 milhões de toneladas para 14,67 milhões de toneladas ao ano. A capacidade anual de recepção de mercadorias passa de 17,68 milhões de toneladas para 29,7 milhões de toneladas. Já a capacidade de embarque de mercadorias crescerá 24%, para 16,67 milhões de toneladas ao ano. As instalações da companhia no Porto de Santos ampliam e consolidam a maior instalação portuária especializada no embarque de açúcar no mundo.
Além do investimento privado, a área onde se situa o principal complexo mundial de exportação de açúcar também está recebendo investimentos públicos de mais de R$ 200 milhões. São obras de redimensionamento de 1700 metros de cais entre os armazéns 12A e 23, para garantir o aprofundamento de berços de atracação do trecho para até 15 metros, permitindo atracação de navios de maior porte e, com isso, ampliar a produtividade dos embarques de açúcar pelos terminais localizados naquela área.