Roteiros Nacionais

Pelo reino do Momo

30/01/2016
Pelo reino do Momo | Jornal da Orla
Samba, frevo, axé, blocos de rua, desfiles de escolas, tem diversão para todos os gostos. Algumas cidades, porém, ganharam fama e se destacam pelo carnaval que realizam e que atraem multidões de foliões:
 
Salvador (BA)
Conhecido como o maior carnaval popular do mundo, os foliões contam com três principais circuitos, que consistem em caminhos específicos que os trios elétricos e os blocos percorrem pelas ruas: Dodô (Barra-Ondina), Osmar (Campo Grande) e Batatinha (Centro Histórico). Na maioria dos blocos e trios elétricos a participação é paga, mas existe a programação do Furdunço e blocos sem corda que são gratuitos, também conhecidos como carnaval pipoca. Outra opção é o “Carnaval de Bairros” que conta com palcos para shows em diferentes bairros da cidade. 
 
Rio de Janeiro (RJ) 
Na cidade maravilhosa, conhecida internacionalmente pelo carnaval mais agitado do Brasil, a festa vai muito além dos desfiles na Sapucaí. O cardápio da folia é completo: sambódromo, blocos de rua, festas fechadas em clubes, bares e hotéis Toda a cidade entra no clima da folia nesta época, e as ruas são tomadas por blocos e bandas que desfilam sua animação pela zona sul e pelo centro. Na Sapucaí, o desfile das escolas de samba esbanja beleza, animação, produção e muita alegria. 

Recife e Olinda (PE) 
Recife e sua cidade vizinha Olinda levam a tradição do carnaval para as ruas, com numerosos blocos exibindo a cultura nordestina na mistura de ritmos. Lá, o carnaval é embalado pelo maracatu, frevo, coco, samba, ritmos africanos, além da música popular brasileira, enquanto o povo se diverte de sombrinha na mão e frevo no pé. Em Olinda, a principal atração são os bonecos gigantes com mais de dois metros de altura, muito coloridos, que dividem as ladeiras da cidade com os foliões ao som do maracatu. 
 
Ouro Preto (MG)
O público universitário domina as ruas de Ouro Preto. Blocos de repúblicas com milhares de foliões sobem e descem as estreitas ladeiras de paralelepípedo da histórica cidade mineira, como o Zé Pereira dos Lacaios, fundado em 1867 e considerado o mais antigo do Brasil. O diferencial são as festas nas mais de 400 repúblicas estudantis da cidade universitária, que durante o evento abrem as portas para hospedar turistas. Bailes à fantasia e desfile de escolas de samba também animam os foliões.
 
Florianópolis (SC) 
O Carnaval Magia, como é conhecido o carnaval de Florianópolis, oferece ao folião desfiles de escolas de samba, blocos de ruas e shows musicais. Toda a festa é gratuita, mas para aqueles que desejarem mais conforto podem optar pelos camarotes de onde é possível ver os desfiles de blocos e shows. Além dos desfiles de escolas de samba e dos blocos de rua, o Carnaval de Salão é uma opção para os que gostam de marchinhas e ritmos mais movimentados, como o frevo e axé.
 
São Luiz do Paraitinga (SP)
O carnaval de São Luíz do Paraitinga, considerado o melhor carnaval de marchinhas de São Paulo, atrai milhares de foliões que enchem as ruas e ladeiras da pequena cidade do Vale do Paraíba, entre Taubaté e Ubatuba, dançando e cantando a genuína música de carnaval. Além dos blocos tradicionais, há o desfile de bonecos gigantes que representam ícones da cultura local como o Juca Teles e personagens das lendas. O carnaval de São Luiz traz consigo uma vestimenta toda peculiar, em que as fantasias e alegorias dos foliões são muito coloridas e baseadas no tecido florido da “chita” ou na remenda de retalhos.
 
Cananeia (SP)
No extremo do litoral sul de São Paulo, a histórica cidade traz em seu carnaval as raízes portuguesas: o Entrudo, o Zé Pereira, a abertura com o Rei Momo com a entrega da chave da cidade, os blocos de rua. Os foliões aproveitam também para curtir os muitos atrativos naturais da região.