Baixada Santista
Projeto do Aeroporto Civil Metropolitano de Guarujá será apresentado à população
12/01/2016
A Prefeitura de Guarujá fará a apresentação do projeto do Aeroporto Civil Metropolitano, a ser instalado nas dependências da Base Aérea de Santos, localizada em Vicente de Carvalho, durante audiência pública marcada para o dia 21, às 18h, no Auditório da Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp) Campus Guarujá, localizado na Avenida Dom Pedro I, 3.300.
A ação será coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Portuário, que exibirá a outorga da concessão do serviço público de construção, operação, exploração comercial e manutenção do equipamento, delegado pela União Federal ao município de Guarujá. O regulamento da Audiência será publicado no site www.guaruja.sp.gov.br, no dia 18.
A audiência pública é uma das etapas para que a obra seja viabilizada e precede a abertura de licitação. A reunião, transparente e de ampla discussão, vislumbra a comunicação entres os vários setores da sociedade com as autoridades públicas e a população em geral, sendo assim, uma forma de participação popular que torna o cidadão mais próximo do processo de decisão sobre a coisa pública.
Após a audiências pública, o próximo passo da Prefeitura será a obtenção da licença prévia (LP) ambiental da Cetesb, prevista para ocorrer ainda dentro deste semestre, e que vem a ser a primeira etapa do EIA-Rima (estudo de impacto ambiental). Ainda nesse período, está previsto o início dos vôos provisórios. Para o segundo semestre de 2016, a expectativa é que as obras já estejam em andamento, com previsão de término para o fim de 2017.
Aeroporto – A infraestrutura, excluindo a pista de pouso e decolagem já existente, tem a previsão de aproximadamente 260 mil metros quadrados composta por: terminal de passageiros, unidade de combate a incêndio, posto de abastecimento, pátio de aeronaves e hangares. Dispondo ainda de uma área reserva prevista para expansão futura de igual dimensão. Ainda está previsto também, para uma segunda etapa, uma área reserva de 60 mil metros quadrados. O espaço será destinado para um futuro acesso hidroviário e, complementarmente existe uma área de 700 mil metros quadrados destinada a compensação ambiental.
O Aeroporto Civil Metropolitano de Guarujá terá estrutura para receber aeronaves como a Emb195, da Embraer, com capacidade de 108 a 124 passageiros. A pista, hoje com 1.390 metros (já maior que a pista do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro), será ampliada e passará a ter 1.600 metros.
Destinos – Quando iniciada a operação provisória está previsto, partindo de Guarujá, destinos rentáveis como: Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Navegantes, Vitória e Campinas. São destinos que fazem com que os passageiros se desloquem para qualquer outro destino do País e do exterior. Outras localidades do interior de São Paulo estão sendo analisadas e serão também atendidas.