Este verão promete ser o mais quente dos últimos anos. Portanto, se você ainda não providenciou um ar condicionado para a sua casa, é melhor começar a considerar a compra de um. Algumas dicas podem facilitar no momento de escolher o aparelho que melhor atenda às necessidades da sua família. Confira:
Modelos variados
São vários os modelos de ar-condicionado e a escolha depende do tamanho do ambiente onde será instalado.
O que são BTUs?
BTU é a sigla para British Thermal Unit, ou seja, Unidade Térmica Britânica, que determina qual será a potência de refrigeração do ar-condicionado. Após definir em qual cômodo que o ar-condicionado será instalado, é necessário fazer o cálculo da potência do equipamento. Existem opções de calculadoras de BTUs on-line. Não deixe de fazer esse cálculo antes de comprar o seu ar-condicionado pois um aparelho com carga térmica abaixo do recomendado consome mais energia e tem uma operação sobrecarregada.
Janeleiro
O tradicional modelo de janela é indicado para locais que tenham restrições com a fachada predial, por ser um equipamento compacto. Possui manutenção mais barata e facilidade para encontrar peças, além de custo acessível. A desvantagem é o barulho, que pode incomodar à noite.
Split
Com preços cada vez mais acessíveis, os splits são os mais procurados pela sua eficiência. Mais silenciosos, discretos e bonitos, podem ser instalados em diferentes lugares por possuírem unidade interna e externa.
Multisplit
Potente, o modelo multisplit é o mesmo que o split, com mais de uma evaporadora (unidade interna). Ele é indicado para locais com pouco espaço para instalar mais de uma condensadora. É possível escolher entre bisplit, trisplit ou quadrisplit.
Cassete
Os aparelhos do modelo cassete podem ser instalados em ambientes de médio e grande porte, comerciais ou residenciais. Discreto, ele fica escondido no teto, mas é preciso instalar um rebaixamento de gesso para colocá-lo.
Split Piso-teto
Como o próprio nome sugere, este modelo pode ser instalado no teto ou no piso. Raramente é encontrado em residências, devido à sua carga térmica. Apesar isso, algumas casas com pé direito alto podem receber o aparelho. Por ser mais robusto, tem custo mais elevado.
Portátil
Opção ideal para pequenos ambientes ou para usuários que queiram mobilidade. Este modelo pode ser levado para qualquer cômodo, não necessitando quebrar paredes. Os pontos negativos do portátil é que é barulhento e apresenta potências restritas.