Em meio a um cenário bucólico composto pela beleza e biodiversidade da Mata Atlântica da Serra do Guararú, o Instituto Litoral Verde, do Centro de Estudos da Mata Atlântica (Cema), lançou o Espaço Ecoturismo e oficializou a reabertura ao público da Trilha do Conde. Na ocasião, também foi apresentada a cadeira de rodas rural. Produzido pela Refresh Brazil, o equipamento permite que deficientes físicos também possam participar de trilhas.
O secretário municipal de Meio Ambiente lembrou da importância de explorar outras belezas naturais do Guarujá, além das praias, e da busca do desenvolvimento sustentável no Município. “Um dos pontos chave nesse processo é a gestão da APA da Serra do Guararú e ter o Instituto Litoral Verde dentro da área da APA é o alinhamento desses objetivos na preservação da biodiversidade da Mata Atlântica e do desenvolvimento sustentável, e a Cidade como um todo, ainda não conhece todas nossas riquezas naturais”, pontuou.
A Trilha do Conde e o Espaço Ecoturismo aumentam as opções de turismo na Cidade, lembrou Bruno Reis, diretor de turismo: “Esse espaço, a Trilha do Conde, está inserido no programa Rotas do Dragão. O público estrangeiro aprecia esse tipo de atividade de trilhas e aventura “, afirmou, lembrando que a cada ano aumenta o número de turistas estrangeiros, e que no próximo ano a Cidade deverá receber diversas delegações de outros durante as Olimpíadas .
Segundo Lauro Andrade, gestor do Espaço Ecoturismo, o Instituto Litoral Verde e a Trilha do Conde existem há 10 anos, “também desenvolvemos trabalhos na área social, oficinas de artesanato, horta comunitária, e fanfarra, envolvendo jovens. Outra atividade é o projeto Escola de Aventura, destinado para a rede escolar que promove atividades de educação ambiental, oficinas de reciclagem e passeios pelas trilhas”, disse.
A Trilha do Conde será reaberta a partir de 3 de janeiro de 2016, o horário de funcionamento será das 9 às 17h, de terça-feira a domingo. A entrada é franca e os passeios e atividades custam a partir de R$ 15. Localizado no Km 14 da Rodovia Guarujá-Bertioga, o equipamento de ecoturismo oferece diversos atrativos naturais como lagos, cascatas, arborismo, observatório de aves e também rapel, paredão de escalada e tirolesa. Para saber mais consulte o site: www.institutolitoralverde.com.br.