Santos

Santos terá mais 10 pontos com tecnologia avançada de monitoramento

23/12/2015
Santos terá mais 10 pontos com tecnologia avançada de monitoramento | Jornal da Orla
Em determinado horário, uma mochila é abandonada em local público. Em outro ponto, alguém pula o muro de uma escola. Próximo daquela região, um aglomerado de pessoas é formado em uma esquina. Movimentos incomuns como esses são exemplos de flagrantes que as câmeras com análise inteligente de vídeo conseguem captar e emitir sinais de alerta para a central de monitoramento da Prefeitura.

Hoje, aproximadamente 20% das 519 câmeras de segurança do Município têm essa tecnologia. Em breve, mais 10 pontos receberão esse incremento. Os locais foram escolhidos pela Polícia Militar, por serem considerados como áreas de interesse de segurança pública que merecem atenção especial.

Os equipamentos de análise inteligente de vídeo permitem dermarcar espaços e acionar alarmes conforme regras programadas, como um movimento estranho em determinado local. Atualmente, cerca de 100 desses equipamentos estão distribuídos em locais estratégicos e auxiliam na resolução de ocorrências. No futuro, a tecnologia avançada fará parte do Centro de Controle Operacional (CCO), com atuação integrada a diversos setores.

“Essa tecnologia aponta quando, por exemplo, há um ajuntamento anormal de pessoas, que pode gerar uma suspeita de arrastão. Imediatamente, é acionado um alarme no nosso monitoramento. A imagem é congelada e conseguimos acionar a polícia ou a própria Guarda”, explica o secretário municipal de Segurança, Sérgio Del Bel.
 
Detecta
As câmeras com análise inteligente de vídeo fazem parte do Detecta, um sistema de monitoramento de crimes no Estado, integrado à rede de videomonitoramento dos municípios da região. Na Cidade, ele começa a operar a partir da semana que vem, de acordo com a Secretaria Municipal de Segurança.
 
Como funciona
Implementada predominantemente em câmeras fixas, a Tecnologia de Análise Inteligente possibilita desenhar na imagem da câmera áreas que disparam alarmes a partir de regras de movimentos. Os equipamentos de análise inteligente de vídeo permitem criar situações como:

– quantidade de pessoas que passam na área demarcada
– desenhar uma ‘cerca virtual’ de modo que se alguém pular um muro, dispare um alarme na central de monitoramento
– configurar para alarmar um objeto deixado em uma área por muito tempo (uma maleta ou mochila que poderia caracterizar um explosivo).