Apesar do clima tropical e do calor característico desta época do ano, neste lado do planeta, a tradição de Natal pede uma ceia farta em delícias engordativas, como lombo, pernil, rabanada, frutas secas, panetone e sobremesas açucaradas. Para quem está de dieta são tentações que podem ser evitadas com algumas trocas inteligentes, sem abrir mão do prazer de comer.
Segundo o nutrólogo André Veinert, da Clínica Healthme Gerenciamento de Perda de Peso, a solução é optar por alimentos menos calóricos. “Evite as receitas compostas de alimentos inflamatórios – os que contêm gordura trans, açúcar e farinha branca”, disse.
Uma alternativa é apostar em alimentos termogênicos – como gengibre, pimenta, entre outros -, que são capazes de aumentar o gasto calórico do organismo durante a digestão e o processo metabólico. Mas para que esses alimentos mostrem resultado é necessário aliá-los à dieta regrada e exercícios físicos.
Trocas inteligentes
– Troque o tender por carnes magras como peru, peixes ou aves. O lombo é o mais saudável dos cortes suínos, por ser menos gorduroso e calórico. Já o pernil deve ser consumido com moderação.
– Opte pelo arroz integral com vegetais frescos, como cenoura e vagem, que possuem mais vitaminas, minerais e fibras.
– Não consuma a salada de maionese com batata sautê e evite o arroz e as massas.
– Evite a farofa feita com ovos e bacon. Uma boa opção é fazer uma farofa com ameixas pretas.
– Opte pela versão assada de rabanada feita com pão light, leite desnatado e uma pitada de açúcar.
– Tanto o panetone como o chocotone são altamente calóricos. Troque essas delícias de Natal por uma fatia de manjar branco ou consuma frutas típicas do verão.
– Evite as bebidas alcoólicas, pois elas também são calóricas. Opte por sucos de frutas que são saudáveis e refrescantes.