Cinema
Jovens das Oficinas Querô realizam estreia de curtas-metragens na próxima terça-feira
08/12/2015
Chegou a hora de assistir os curtas-metragens produzidos pelos jovens das Oficinas Querô, em 2015. Este ano, foram três filmes produzidos, todos por jovens de 14 a 18 anos, de baixa renda familiar das cidades de Santos, São Vicente, Cubatão e Praia Grande. O resultado poderá ser visto na terça-feira (15), em sessão especial no Cine Roxy 5 (Gonzaga), às 20h. Entre as produções estão as ficções Ao Redor e Dente por Dente, e o documentário Abra Esta Porta.
Durante nove meses de trabalho e aprendizado, os jovens passaram por aulas de produção audiovisual com profissionais do cinema brasileiro, aprendendo a criar seus roteiros, dar vida às suas histórias, além de atividades de empreendedorismo e cidadania, mostrando que o cinema é uma forte ferramenta de transformação social.
A noite de gala será apresentada pelos jovens Saymon Souza e Thainá Rodrigues, da turma Básica, e os jovens da Turma Avançada serão os responsáveis por registrar todo o evento que reunirá apoiadores, elenco, amigos, familiares e convidados especiais. “Mal posso esperar para ver tudo aquilo que nos dedicamos durante o ano sendo exibido no cinema. Foi um ano mágico, que sem dúvida, não irei esquecer”, comenta a diretora do curta Ao Redor, Isabella Rosa.
As Oficinas Querô acontecem desde 2006, após as filmagens do longa-metragem Querô, com direção de Carlos Cortez. Em 9 anos de história, o projeto já realizou 95 filmes e conquistou 46 prêmios em festivais, capacitando cerca de 350 jovens. Mais informações no site www.institutoquero.org e na fanpage www.fb.com/institutoquero.
Curtas metragens 2015
“Ao Redor” é uma ficção que conta a história de Luana, uma menina apaixonada por arte que se vê desconectada do mundo Ao Redor, onde as pessoas estão viciadas em seus celulares, restando a ela usar a imaginação. Os jovens Isabella Rosa e Levi Elionai, ambos de 17 anos, assinam a direção e juntos, deram vida ao roteiro da jovem Victoria Neiva. Uma crítica ao excesso do uso dos smartphones contada por jovens que vivenciam deste cenário diariamente.
O documentário “Abra Esta Porta” nasceu do projeto Geladeiras Literárias, inspirado em uma ação realizada por artistas em Brasília. No projeto, mais de 300 livros foram doados por moradores da região, além de 4 geladeiras e tintas, por empresas da Baixada Santista. Os eletrodomésticos foram customizados pelos jovens com a orientação do artista Leandro Shesko, transformados em bibliotecas, e entregues em comunidades de Santos e São Vicente. A ação foi registrada em vídeo, com direção dos jovens Lucas Camargo, 18 anos, e Danielle Gonçalves, 19 anos. “O filme discute o acesso à cultura nas regiões mais periféricas e fala da literatura como importante alternativa para transformar realidades”, comenta Lucas.
A ficção “Dente por Dente” é um terror infanto-juvenil que conta a história de Clara, uma menina de 5 anos, que vive uma das noites mais assustadoras de sua vida: a perda do primeiro dente de leite! O curta tem direção de Kauê Nunes e Nildo Ferreira, do Coletivo Dose de Inspiração, profissionais capacitados nas Oficinas Querô. A produção é dos jovens da Turma Avançada, que tem como objetivo dar vida ao roteiro de profissionais da área, ampliando as experiências no mercado de trabalho.
SERVIÇO:
Quando: terça-feira, 15 de dezembro
Horário: 20h
Quanto: Gratuito (*somente convidados)
Local: Cine Roxy 5 (Avenida Ana Costa, 433, Gonzaga)