Comer e beber em Santos

Beduíno chega ao Parque Balneário

05/12/2015
Beduíno chega ao Parque Balneário | Jornal da Orla
* Marco Santana

Uma vistosa porta em formato de abóbada chama a atenção logo que se chega à praça de alimentação do Shopping Parque Balneário. É o novo restaurante Beduíno (a quarta unidade, todas no Gonzaga), que foi inaugurada na quarta-feira passada (30).


Na nova casa, estão presentes todas as características que fizeram o Beduíno ser referência na gastronomia santista, como o atendimento simpático e eficaz e, evidentemente, o abraço apertado do proprietário, Elias Bakos. 

Como nas outras unidades, estão presentes as diversas opções de comida síria, com alguns diálogos com gastronomia de outras partes do mundo, disponíveis em sistema de self-service, que proporcionam uma verdadeira explosão de sabores. 

São 20 pratos frios e 20 de pratos quentes. Delícias como os tradicionais homus (pasta de grão de bico), babaganoush (pasta de berinjela), quibe cru, arroz marroquino e kafta, além de releituras de comidas de outras nacionalidades, como a batatinha recheada com bacalhau e a minitorta de camarão.

Entre as sobremesas, doces árabes folhados, com nozes, damasco ou amêndoas. Destaque para o Mahlabie, manjar árabe feito com misky, que é a seiva da árvore de pistache. 

Para beber, refrigerantes, sucos e a limonada síria, que leva hortelã e essência de flor de laranjeira. Entre as cervejas, destaque para a artesanal “1500”, feita em baixa escala, com puro malte.


O ambiente é espaçoso, iluminado e confortável. Com 81 metros quadrados, é o maior restaurante da praça de alimentação do Balneário. 

A decoração, simples, mas elegante, dispõe de diversos elementos que remetem ao Oriente Médio, como as belas luminárias sírias, que têm mosaicos coloridos feitos à mão. 

O projeto arquitetônico foi concebido pelo escritório Atmosfera, que se preocupou não só com o aspecto estético, como também funcionalidade, segurança, higiene e conforto de clientes e funcionários. 

A chegada do Beduíno ao Parque Balneário era uma questão de tempo. A administração do shopping havia convidado os empresários Elias e Paulo Bakos para integrarem a Praça de Alimentação, que foi inaugurada em 2011. Mas, naquele momento, eles concentravam esforços na remodelação da unidade da avenida Ana Costa. “Não tinha como atuar em duas frentes”, explica Paulo.

As circunstâncias fizeram que a oportunidade para abrir no Balneário chegasse agora. Sorte dos clientes.
 
Serviço – Beduíno Parque Balneário – Av. Ana Costa, 549, Gonzaga. www.beduino.com.br