Roteiros Nacionais

Caverna do diabo

05/12/2015
Caverna do diabo | Jornal da Orla
Um paraíso ecológico localizado no Vale do Ribeira, mais precisamente dentro do Parque Estadual Caverna do Diabo. É assim que pode ser definida essa escultura da natureza, a Gruta da Tapagem, que ficou conhecida popularmente Caverna do Diabo. Localizada no município de Eldorado, a 295 km da capital, com acesso pela Régis Bittencourt (BR-116), ela ainda está rodeada de trilhas, cachoeiras e mirantes.   

Tida como um verdadeiro patrimônio ambiental, a caverna impressiona pela beleza e dispõe de escadarias, corrimões e iluminação, o que facilita o acesso mesmo para quem tem dificuldade de locomoção. 

Há diferentes tipos de passeios, um deles – de nível fácil – é pela trilha do Araçá, com duração média de 50 minutos. A recompensa, além dos encantos da própria caverna, é avistar três quedas-d’água, duas formam poços de águas cristalinas boas para um mergulho. Aos mais aventureiros, a indicação é a trilha para o Mirante do Governador, com nível médio de dificuldade e 2h30 de percurso. Do alto, os visitantes podem apreciar uma vista panorâmica do Vale do Ribeira. 

Serviço – Parque Estadual Caverna do Diabo, de terça-feira a domingo, das 8 às 17h. No mês de janeiro abrirá também nas segundas-feiras. Ingressos custam R$ 12 (crianças até 12 anos, adultos com mais de 60 anos e pessoas com deficiência não pagam); estudantes pagam meia-entrada. É obrigatório o serviço de monitoria ambiental autônoma (valor de R$ 11/pessoa). Mais informações pelo tel.: (13) 3871-1242 e (13) 3871-0259.

 
O segundo maior reduto de cavernas do Brasil
São Paulo é o segundo estado do país com o maior número de cavernas. De acordo com o cadastro nacional da Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE), o patrimônio de cavernas paulista representa 12,5% de todas do Brasil. Perde apenas para Minas Gerais em número de sítios.

São 718 sítios espeleológicos cadastrados, além de mais 40 indicados para integrar a lista, com levantamento topográfico, extensão, tipos de rochas e outros dados inventariados. Do total, 441 ficam no município de Iporanga e outras 80 em Apiaí, ambos no Vale do Ribeira, considerada a área com maior concentração de cavernas no país. Das cavernas paulistas, 58 têm importância turística. Há ainda cavernas de importância religiosa como a Gruta do Itambé, em Altinópolis.