Geral

Alunas de SV se destacam na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

24/11/2015 Da Redação
Alunas de SV se destacam na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica | Jornal da Orla
Euforia e aplausos no pátio da EMEF Prefeito José Meirelles nesta segunda-feira (23), no Quarentenário, Área Continental de São Vicente. O motivo foi a entrega das medalhas de prata e bronze para as três alunas que se destacaram na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), realizada no dia 15 de maio.

“Eu estou surpresa e bem feliz”, revelou sorridente a estudante Katia dos Santos de Brito, de 15 anos, com a medalha de prata no pescoço. “Desde criança gosto de ver as estrelas. Era um hábito meu e comecei a me interessar”, relembrou, dizendo também que astronomia é uma de suas matérias favoritas. “Os professores deram algumas aulas com questões que poderiam cair”, contou sobre a preparação que teve antes da prova, por essa razão não achou muito difícil.

Outra aluna que também conquistou o 2º lugar foi Ana Beatriz da Silva Santos, de 14 anos. Por participar pela primeira vez da OBA, ela se sentiu especial e alegre com a colocação na prova. “Foi difícil, mas foi legal”, confessou.

Com 15 anos, a estudante Maria Eduarda Barbosa da Silva levou para casa o bronze. “Fiquei muito feliz, eu não esperava”, afirmou a aluna, explicando que os professores ajudaram no resultado ao passar vídeos sobre constelações. “É um reconhecimento para a escola e para mim”, declarou sobre a conquista que acredita que pode ajudá-la no futuro. Um de seus sonhos é ser fotógrafa, mas ressalta: “Não penso em trabalhar com isso, mas penso em fotografar o céu”.

“Estou muito feliz, porque a escola está localizada num dos bairros mais carentes de São Vicente”, admitiu a diretora Débora Dias, feliz pela classificação do Município. Para ela, o mérito é dos professores Andressa Correa Vieira, de Ciências; e Luciano Cirino Letiere, de Geografia; e também da coordenadora do Fundamental II, Séforah Nobrega, que trabalharam com os alunos e os incentivaram.

De acordo com Séforah, todos os estudantes da escola estavam apreensivos para saber a nota da prova. “Foram bem participativos até o final, querendo saber o resultado”, declarou. Ela disse ainda que foi importante ver o interesse dos alunos, principalmente por se tratar de uma escola da comunidade carente, que enfrenta dificuldades no cotidiano.

OBA – As escolas municipais de São Vicente tiveram 27 alunos que conquistaram medalhas de ouro, prata e bronze. Nesta edição, os ganhadores foram da EMEF CAIC Ayrton Senna da Silva, EMEF Dr. Mário Covas Junior, EMEF Matteo Bei, EMEF Armindo Ramos, EMEIEF Saulo Tarso Marquês de Mello e EMEF Prefeito José Meirelles.