Comer e beber em Santos

Babbo Américo, um ano de nova casa, experiência de décadas

14/11/2015
Babbo Américo, um ano de nova casa, experiência de décadas | Jornal da Orla
Esta semana a Cantina Babbo Américo completa um ano de uma nova fase. Seguindo os ideais de Dona Liliana Gonelli, apostando numa cozinha artesanal, reforçada pelo uso de ingredientes da melhor procedência, a Babbo Américo vem oferecendo toda a tradição de décadas com os pratos que deram fama ao estabelecimento que Américo Carreira Vieira comandava anteriormente com os sócios. 

À frente da casa, seu Américo, como é conhecido, conta com a ajuda dos filhos, Danilo, Américo Júnior para levar adiante os ideais e os sabores trazidos pelo casal Gonelli, fundadores da cantina no início dos anos 1960. Américo começou no endereço como garçom. Em 1967 tornou-se sócio do negócio e ajudou a fazer da cantina um ícone da gastronomia santista. 

Nesse tempo a Babbo Américo ficou conhecida pelo seu serviço atencioso e também alguns caprichos que deram fama à casa, como pão caseiro no couvert, molhos apurados sem pressa e a legítima massa italiana. Com esses atributos, e mais algumas receitas clássicas, como a Lasanha Verde e o Filet à Parmegiana.  

A pizza de Champignon é um dos destaques da casa. Ela surgiu através de um desafio de um grupo de estudantes da faculdade de medicina de Santos, que pelo menos uma vez por semana frequentavam a casa. Em uma noite solitaram uma pizza diferente, foi quando o português Américo Carreira Vieira foi matutar na cozinha e resolveu juntar ingredientes de dois pratos campeões de pedidos da casa: o estrogonofe e o coquetel de camarão, hits da gastronomia naquele início da década de 70. De uma receita emprestou o champignon, da outra o molho rosé levemente adocicado e para incrementar sapecou punhados de mozarela ralada e lascas de salame, estava criada a pizza que se transformou no ícone do restaurante. 

Babbo Américo – Av. Ana Costa 404, Gonzaga. Telefone:  3284-5999.