Comer bem e ajudar a natureza. Quem for ao Estação Bistrô restaurante-escola no sábado (14) terá a chance de unir as duas coisas em uma só garfada, durante o 2º Festival da Pupunha. A partir do meio-dia será servido um menu especial de cinco pratos, todos a base de palmito.
De antepasto, pães, croquete de palmito, patê de palmito e manteiguinha. Na entrada, raviole aberto de pupunha recheado com camarão e banana-da-terra. No primeiro prato, haste de pupunha em conserva, creme de pupunha defumado e ragú de rabada.
No segundo prato, a pedida será peixe grelhado com pupunha noisete, farofa crocante de pupunha e emulsão de cambuci. E fechando o menu, a sobremesa: doce de pupunha com coco, calda de chocolate branco e sorvete de creme. O menu completo sai por R$ 50. Como opção ao prato principal, haverá escalope de mignon.
“Acredito que o público vai se surpreender com a variedade de uso do pupunha. Serviremos ele em conserva, in natura, passando também pelo assado, em creme e junto com o doce. Em cada receita, o palmito terá um sabor diferente”, explica o chef Bruno Justo.
Reflorestamento
Festival marca também o início da parceria do Estação Bistrô e da empresa Selo Verde, no projeto Sabor de Preservar. Cada caixa de palmito pupunha consumido pelos clientes do restaurante-escola será revertido no plantio de uma muda palmeira nativa, em um viveiro no Vale do Ribeira.
A iniciativa visa chamar a atenção das pessoas para importância do consumo do palmito cultivado de forma ecologicamente sustentável. O consumo de palmito clandestino tem gerado impactos negativos ao longo das décadas, principalmente na Mata Atlântica.
Serviço
Largo Marquês de Monte Alegre, 2 – Valongo
Sábado (14), do meio-dia às 15h
Menu de cinco pratos: R$ 50