O audiovisual pode ser uma importante ferramenta de transformação despertando discussões sobre temas do cotidiano nas comunidades, convidando pessoas a produzir e exibir seus próprios filmes. Essa é a proposta da união entre Guerreiros do Progresso, Instituto Elos e Instituto Querô que iniciaram em setembro Oficinas de Documentário com os moradores dos morros. Das Oficinas, irá surgir um filme sobre “Aluguel de Chão”, com depoimentos dos moradores abordando a temática sobre as moradias nos morros. As gravações acontecem nos dias 15 e 21 de novembro.
Além de pessoas da Vila Progresso, diferentes comunidades se inscreveram para participar: Morro do Tetéu, Morro do José Menino, Vila dos Criadores (Santos) e Vila Charms (São Vicente). Cerca de 25 moradores estão sendo estimulados a produzirem a obra audiovisual de forma coletiva, tornando-se mais autônomos e fortalecendo o conceito de coletividade.
“A oficina vem para complementar o trabalho que estamos realizando em parceria com o Elos desde o início do ano junto aos moradores da Vila Progresso, exibindo filmes em sessões públicas na comunidade. Mais do que capacitar os moradores em audiovisual, o objetivo maior é fazer com que eles consigam, por meio do cinema, olhar para o próprio bairro e as pessoas que vivem nele”, comenta o coordenador de projetos do Instituto Querô, Claudio Maneja Jr.
A ideia de realizar Oficinas de Documentário foi fruto de um processo que começou em 2014, quando um grupo de moradores formado na Vila Progresso (Guerreiros do Progresso), sonhou fomentar o movimento cultural nos morros, iniciando pelo seu próprio bairro, realizando 5 saraus e 11 cinemas de rua para crianças. A partir de maio, o projeto Roda VP ganhou reforços: a consultoria do Instituto Querô, dentro do programa Comunidades Empreendedoras, apoiado pelo Fundo Socioambiental da Caixa.
Para Thaís Polydoro, do Instituto Elos, as duas instituições trazem diferentes metodologias que se complementam entre si. “A expertise do Elos ao longo dos 15 anos de atuação é realizar mobilização comunitária unindo talentos e recursos para fazer acontecer sonhos em um curto espaço de tempo. Dentro do programa Comunidades Empreendedoras, convidamos parceiros com habilidades específicas para impulsionar a estruturação e consolidação dos projetos comunitários. Quando os Guerreiros do Progresso desenharam o Roda VP, vimos que tinha muita sinergia com a atuação do Instituto Querô”.
As aulas são ministradas por profissionais do Instituto Querô, aos sábados, das 14 às 18h, na escola Deputado Emílio Justo, localizada na Vila Progresso, passando por etapas de pesquisa, roteiro, filmagem e finalização. A parceria inclui também assessoria em sessões de cinema de rua, cineclubes e visitas a outras iniciativas de cinema comunitário.
Guerreiros do Progresso – Grupo de moradores da Vila Progresso que vem atuando desde 2014 realizando ações na comunidade. Em 2015, foram iniciados os projetos Roda VP, para impulsionar o movimento cultural local, e o VP na Praça, que envolve o cuidado com a Praça Cultural Nilson Alves, construída pelos próprios moradores em mutirão comunitário.
Instituto Elos – Organização Não Governamental sem fins lucrativos de utilidade pública municipal, estadual e federal. Nasceu com o objetivo de empoderar pessoas à construção de espaços com mais qualidade de vida, impulsionando o movimento de fazer acontecer o mundo que todos sonhamos. Saiba mais em www.institutoelos.org e www.fb.com/InstitutoElos.
Instituto Querô – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público que utiliza o audiovisual como ferramenta para estimular talentos, promover a inclusão cultural, transmitir valores, desenvolver o empreendedorismo e dar voz a jovens que vivem em condições de risco social. Realiza anualmente dois projetos sociais: Oficinas Querô e o Querô na Escola, que promovem a inclusão cultural e estimulam talentos. O resultado se traduz nos 85 filmes e 45 prêmios conquistados. Saiba mais em www.institutoquero.org e www.fb.com/institutoquero