Mundo Pet

Câncer mamário também afeta os animais

29/10/2015
Câncer mamário também afeta os animais | Jornal da Orla
O câncer mamário é o tipo de neoplasia mais comum em cadelas, como informa a veterinária Beatriz Ribacionka, da Vet Ideal. Os principais fatores que podem predispor à doença são a idade avançada; cadelas não castradas (a castração antes do primeiro cio reduz em 99% a chance da doença) e uso de anticoncepcionais. Outros fatores como obesidade e alimentação inadequada também podem estar relacionados ao desenvolvimento das neoplasias mamárias.
 
Sintomas e tratamento
Os sintomas de neoplasia que podem aparecer no animal são aumento de volume e/ou presença de caroço na região mamária; aparência irregular das mamas (vermelhidão, descamação do mamilo ou pele ao redor); saída de secreção pelo mamilo (fora do período de lactação). Somente o médico veterinário poderá identificar o câncer de mama em cães e gatos. O principal tratamento é a cirurgia para a retirada do tumor. A quimioterapia pode entrar como coadjuvante em alguns casos.
 
Aromaterapia a favor dos animais
O uso de aromaterapia  ajuda o animal a relaxar, ter mais disposição, ficar mais tranquilo, auxiliando também em algumas doenças.  

A terapia pode ser aplicada por meio de massagens, borrifando o óleo essencial no ambiente ou mesmo acrescentando algumas gotas no shampoo. Antes é preciso verificar as certificações do produto, atestando a sua a qualidade.