Datas Comemorativas

Boqueirão: sinônimo de qualidade de vida

24/10/2015
Boqueirão: sinônimo de qualidade de vida | Jornal da Orla
Situado entre as duas pontas da orla de Santos – a da Praia e o José Menino -, o Boqueirão, que neste domingo (25) completa 55 anos como bairro, é sinônimo de qualidade de vida. O bairro não precisa de apresentação: parece perto de tudo e ponto de passagem de todos.

Pela rede de serviços ali instalada, o Boqueirão é autos-suficiente: nele se encontram hospitais, clínicas, supermercados, escolas, faculdades, agências bancárias, restaurantes, farmácias e uma série de prestadores de serviços que facilitam a vida dos moradores do bairro, que concentra o maior número de idosos (proporcional à sua população) da cidade.

O Boqueirão está localizado em um quadrilátero entre a praia, os canais 3 (Av. Washington Luiz) e 4 (Av. Siqueira Campos) e as avenidas Afonso Pena e Francisco Glicério. Uma fatia de Santos que reúne muita história, tradição, modernidade e está em constante reinvenção. O bairro foi residência de figuras ilustres, como o poeta Vicente de Carvalho, que morou em uma casa, na Rua Oswaldo Cruz.
 
Caminho para o mar
Boqueirão é um termo de origem indígena, que significa “boca grande”. Os registros de sua primeira utilização remetem ao início do século 19, quando a maior parte da população santista morava no Centro e costumava ir à praia pelo Caminho Velho da Barra (atuais ruas Brás Cubas, Luís de Camões e Oswaldo Cruz).

Ao longo do tempo, muitas transformações aconteceram. A Avenida Conselheiro Nébias abrigou, no passado, notáveis chácaras, como o Parque Indígena Júlio Conceição (localizado na esquina da praia, foi de onde originou o acervo de orquídeas do Orquidário Municipal), atualmente está verticalizada por prédios modernos. 

A presença de faculdades no bairro revela-se pela movimentação de estudantes entre as ruas Oswaldo Cruz e Lobo Viana. A outra referência, certamente, é o Super Centro Comercial do Boqueirão, considerado o primeiro shopping de Santos, que completou meio século neste mês.

Na orla da praia, uma das mais movimentadas da cidade, ficam a Pinacoteca Benedicto Calixto, o Monumento aos Imigrantes Japoneses e o Relógio de Sol, localizado entre a Avenida Conselheiro Nébias e o Canal 3. Aos sábados tem a feirinha de artesanato, com muita coisa bonita para comprar e gostosa para saborear.