Cinema
Projeto Querô na Escola entrega seis prêmios após sessão de estreia no Cine Roxy Cubatão
21/10/2015
Depois de oito meses levando oficinas de audiovisual nas 10 escolas públicas de Cubatão, o projeto Querô na Escola encerrou mais um ano com uma animada sessão de estreia e entrega de prêmios no Cine Roxy do Parque Anilinas, nesta terça (20). Ao todo, foram seis prêmios entregues.
Para Ana Paula Cutolo Cortez, representante da Anglo American, patrocinadora do projeto pelo terceiro ano consecutivo, os filmes desse ano trouxeram um amadurecimento nos temas. “Todo ano é uma novidade, mas pra nós como patrocinadores a parceira se consolidou e o Querô demonstrou uma experiência ainda maior, trazendo o cinema para as escolas com cuidado, organização e dedicação. A aula de Sensibilizarão sem dúvida foi um diferencial pra que a escola inteira participasse”.
Após uma campanha de peso nas redes sociais, a escola Usina Henry Borden levou o prêmio de Melhor Filme em Voto Popular com o minimetragem A Maldade Está nos Olhos de Quem Vê. O curtinha chegou a quase 1.500 votos pelo site do Instituto Querô durante o mês de setembro, período em que os 10 filmes produzidos no ano ficaram disponíveis para votação do público.
A UME Padre José de Anchieta ficou com o troféu de Roteiro Original pelo minimetragem Manda Nudes, abordando uma realidade perigosa na juventude que é o envio de fotos nuas pelo celular. O prêmio de Filme Mais Criativo foi para os alunos do Padre Manoel da Nobrega pelo minimetragem Dicionário dos Vícios, abordando com humor, vícios do dia-a-dia e como seriam suas nomenclaturas no dicionário.
O prêmio de Melhor Relevância Cultural/Educacional ficou para o curtinha Não Julgue Um Livro pela Capa, da escola Rui Barbosa, abordando na história o preconceito racial e o ato de julgarmos as pessoas pela aparência. “A escola Rui Barbosa participa desde o primeiro ano do projeto e o que vi foi um amadurecimento dos alunos na temática do filme. Pra gente que trabalha com educação, esse apoio do Querô é importante pois traz novas ferramentas ao aprendizado”, comenta Tânia Mara, coordenadora pedagógica da escola.
A UME Martin Afonso de Souza foi eleita a Mais Participativa por toda sua dedicação durante as atividades e Gabriel Godinho Sampaio, foi premiado Professor Destaque pelo seu trabalho junto aos alunos da unidade de ensino Ulysses Guimarães. Os filmes foram produzidos por cerca de 250 alunos que participaram das oficinas e foram avaliados por profissionais do audiovisual: Alex Moletta, diretor, roteirista e escritor do livro Fazendo Cinema na Escola; Edson Delmiro, professor de audiovisual da Unimonte e Carlos Cortez, diretor do Instituto Querô.
Também estiveram presentes na sessão de estreia a coordenadora geral do Centro de Apoio Pedagógico Simone Pereira, a diretora do departamento educacional e representando a Seduc Andreia Salgueiro, Ana Paula Cutolo Cortez, da Anglo American, alunos e educadores da rede pública de ensino de Cubatão.
Querô na Escola – O projeto é realizado desde 2010, em que jovens das Oficinas Querô e equipe de educadores do Querô na Escola ministram oficinas de cinema nas escolas públicas, unindo cinema e educação e estimulando os alunos a produzirem seus filmes. Em 5 anos de projeto, já foram produzidos 157 minimetragens, beneficiando mais de 3500 alunos da rede pública de ensino de Santos e Cubatão. Os minimetragens estão no canal do Youtube www.youtube.com/queronaescola. Curtam também a página do Facebook www.fb.com/queronaescola.