Roteiros Nacionais

Um paraíso chamado Sergipe

17/10/2015
Um paraíso chamado Sergipe | Jornal da Orla
Menor estado do país, Sergipe é uma agradável surpresa no turismo nacional, revelando paisagens deslumbrantes, monumentos históricos e uma explosão de cores e sons nas suas manifestações populares.

Seu litoral se estende desde a foz do Rio Real na divisa com a Bahia até a do Rio São Francisco, em Alagoas. Belas praias de grandes faixas de areia e águas mornas, dunas e manguezais são ecossistemas muito presentes em toda a faixa litorânea do estado e funcionam com importante berçário de espécies marinhas.

O interior do estado é rico em história, preservada nas ruas e construções das cidades de Laranjeiras, Estância Maruim, Propriá e São Cristóvão, a quarta cidade mais antiga do Brasil.

As manifestações culturais são vastas e se espalham por todo o estado: teatros de rua, bonecos mamulengos, grupos folclóricos e muito mais. Em junho, Sergipe se transforma no País do Forró, com festas juninas acontecendo por todo o estado.

 
Aracaju, a capital
Junção das palavras arara – ave hoje não tão comum – e cajueiro, Aracaju vem mantendo uma atmosfera de cidade calma, com temperatura agradável e grande vocação para deixar seus visitantes bem à vontade. As praias de Atalaia, Artistas, Aruana, Robalo, Náufragos e Mosqueiro são emolduradas por quiosques que servem o que há de melhor na culinária local: caranguejos, camarões e os caldinhos de lambreta e sururu. Seresteiros, bandas e trios de forró animam a vida noturna da capital sergipana.

Na orla de Atalaia, o Centro de Arte e Cultura J. Inácio, onde são expostos e comercializados diversos tipos de artesanato, é parada obrigatória. Outro passeio imperdível são os mercados municipais (Albano Franco, Thalez Ferraz e Antônio Franco) na região central.

São Cristóvão 
Distante 25 km de Aracaju, a cidade fundada em 1590 e tombada pelo Patrimônio Histórico preserva um conjunto arquitetônico colonial datado dos séculos 17 e 18, com fortes traços barrocos. Além das ladeiras de pedras, casões seculares e igrejas, seu acervo de arte sacra constitui a terceira mais importante coleção do Brasil. 

Laranjeiras
Encravado no Vale do Cotinguiba, o centro histórico de Laranjeiras parece ser observado por suas igrejas no alto de colinas vizinhas. Suas primeiras povoações datam do século 16. A cidade também guarda traços da ocupação holandesa que se deu em 1637. Mas o grande auge ocorrem no século 18, quando o desenvolvimento econômico da época gerou uma vida cultural intensa.

Grota de Angico
Localizada em Poço Redondo, município do alto sertão a 185 km de Aracaju, é um pequeno vale no meio da densa vegetação da caatinga que guarda parte da história de Lampião. Foi nesse local, em 28 de julho de 1938, que o cangaceiro e seu bando foram mortos em uma emboscada.

Cânion de Xingó
Em Sergipe o visitante pode ter contato com a interessante cultura do agreste ao conhecer o sertão e navegar nas águas do Rio São Francisco pelo belo Cânion de Xingó, o quinto maior cânion navegável do mundo e cenário de novelas e especiais das redes de televisão. O ponto de partida fica em Canindé de São Francisco, a 213 km da capital.