Nestes sábado e domingo (10 e 11), a partir das 11h, com largada na entrada da Baía de Santos, a equipe do núcleo de Praia Grande do Programa Navega São Paulo (Secretarias de Esporte e Lazer – SEEL – e Educação – Seduc) disputa a Regata Oceânica Volta da Laje Conceição e a sétima etapa do Circuito Santista de Vela Oceânica, competições organizadas pelo Iate Clube de Santos, Clube Internacional de Regatas e Sociedade Amigos da Marinha (Soamar).
A turma praia-grandense se faz representar na classe ranger 22 – RGS, (veleiros com cabine que possuem características de cruzeiro) com o Veleiro Cooperação comandado por Thiago Santana e sob coordenação do professor Silvio Bello. Outras informações sobre as competições podem ser obtidas no site www.icsantos.com.br e no e-mail [email protected].
Circuito – Na quinta etapa do Circuito Santista de Vela Oceânica, a turma da Cidade conquistou medalha de prata com o Veleiro Cooperação. Na quarta etapa – Regata 150 anos da Batalha Naval do Riachuelo, o grupo municipal obteve 10 medalhas (quatro ouros, três pratas e três bronzes).
Na escaler (embarcação a remo e vela – barco tradicional usado para a formação marinheira, cerimoniais e aprendizado na Escola Naval da Marinha do Brasil), em parceria com a equipe da Capitania dos Portos do Estado de São Paulo, o grupo praia-gradense foi campeão com o comandante coronel Sidney de Paula, e a tripulação: sargento Jor Luiz de Carvalho, sargento Carlos Eufrásio Tubarão, Luiz Carlos Machado, Anis Halti e Silvio Bello.
Nos barcos monotipos (construídos conforme desenho único, nos quais todas as medidas e pesos se igualam), classe dingue, Praia Grande faturou os seis primeiros lugares com as duplas formadas por Rafael Soares e Bruno Félix, Juan Carlos e Mariana Groba, Vitor Sudbrack e Isabella Alves, Sidney Moura e Giovanna Silva, Anis Halti e Wellington Lima, Gabriela Silva e Walter Santos. Na open bic, o time local repetiu o feito com Luiz Santos, Izaías Menezes, Guilherme Menezes, Marcos Henrique, Daniel Alves e Leandro Silva. Na holder, a turma municipal obteve as cinco primeiras colocações com Ellion Santana, Esdras Santana, Luiz Carlos Machado, Orcílio Silva e Diogo Maez. Na RGS, quarto lugar para a equipe do veleiro Cooperação.
Em maio, na terceira etapa do Circuito Santista, a turma praia-grandense conquistou 10 medalhas (quatro ouros, três pratas e três bronzes). Em março, na segunda etapa do Circuito, a turma de Praia Grande faturou um ouro. Em fevereiro, na primeira fase, o time de Praia Grande obteve oito medalhas. Em janeiro, na Regata de Abertura do Santista, o time local trouxe sete medalhas (dois ouros, três pratas e dois bronzes).