Notícias

Digitação excessiva em smarthphones pode provocar dores articulares e tendinites nas mãos

05/10/2015
Digitação excessiva em smarthphones pode provocar dores articulares e tendinites nas mãos | Jornal da Orla
O uso dos smartphones já é comum em praticamente todas as gerações, mas segundo a ortopedista e especialista em cirurgia de mão da Clínica Procort, Dra. Flávia Poletto, os reflexos dos novos hábitos com os dispositivos móveis já refletem no consultório em pacientes adolescentes, da terceira idade e alguns tipos de profissionais.
 
Em alguns casos, por conta do uso excessivo, os mais jovens, entre 12 e 15 anos, apresentaram dores articulares nos dedos polegares. “A utilização excessiva de qualquer coisa é problemática, tanto que a gente tem atletas de alta performance que têm lesões. O que se tem de levar em consideração é a quantidade de tempo que se fica digitando”, explica Dra. Flávia.
 
Tratamento
A especialista afirma que inicialmente o tratamento é simples, com a intercalação de repousos de dez minutos a cada cinquenta minutos de uso em caso de digitação constante. “A maioria dos adolescentes seguram os smartphones com uma única mão e a digitação é feita com o polegar. Essa repetição acaba causando as dores, já que o polegar é feito para pinçar. Não para essa digitação excessiva”, ressalta.
 
Tendinites 
Em casos mais severos, as dores articulares podem até chegar às tendinites, que são processos inflamatórios que ocorrem nos tendões. “As queixas mais comuns são as dores, mesmo em pessoas com baixa ou quase nenhuma atividade física. Muitas pessoas acabam não tendo a exata noção de que são os smartphones os causadores dos problemas articulares das mãos”, diz.
 
Para estes casos, a principal recomendação também é o repouso, podendo até chegar ao uso de anti-inflamatórios em situações mais complicadas. “O grau extremo, como eram nos tempos dos escrivães, que escreviam o tempo inteiro e acabavam levando ao que a gente chama de DISTONIA: o esgotamento total, em que se perde totalmente o controle muscular”, alerta Dra. Flávia.
 
Profissionais de vendas e comunicadores também costumam ser afetados pelos problemas articulares das mãos, causados pelo uso excessivo dos dispositivos móveis, tendo sempre as mesmas recomendações de descanso para o uso sadio dos equipamentos. “Ainda não existem estudos aprofundados sobre o tema, como é o caso do LER (Lesão do Esforço Repetitivo). É importante prevenir”, finaliza a ortopedista.