Terra-mãe do Brasil, a Bahia tem 13 zonas turísticas, que atendem às mais diversas motivações: rios e dunas são o destaque na Costa dos Coqueiros; trilhas abertas por garimpeiros, montanhas e cachoeiras marcam a Chapada Diamantina e parreiras revelam um desconhecido polo enoturístico no Vale do São Francisco.
Bahia de Todos os Santos – Salvador, capital da Bahia, é o principal polo turístico do Estado e o segundo destino turístico do Brasil. Não é por acaso: a multiplicidade cultural, originária da fusão de raças e costumes, cativa os visitantes e pode ser vista e sentida no semblante da população, no sincretismo religioso, na musicalidade, na riqueza folclórica e histórica.
Lagos e Cânions do São Francisco – Maior cânion navegável do mundo, a região é propícia para esportes radicais. Com extensão de 65 km, tem início em Paulo Afonso, onde ficam 17 km com paredões de até 100 metros de altura.
Vale do São Francisco – Um lugar famoso pelo seu ecossistema, pelas manifestações culturais e pela produção de vinhos. Faz parte do roteiro enoturístico passear pelos vinhedos, colher uvas no parreiral e aprender sobre o processo de fabricação da bebida.
Chapada Diamantina –Toda a região forma uma grande muralha montanhosa onde se encontra o Parque Nacional da Chapada Diamantina e outros tantos parques estaduais e municipais, que abrigam e protegem um patrimônio natural com uma biodiversidade muito rica e ainda parcialmente desconhecida.
Caminhos do Oeste – Banhado pelo Rio São Francisco e seus caudalosos afluentes, como o Rio Grande e o Rio Corrente, o oeste baiano é o maior polo agrícola e principal produtor de grãos do Nordeste. Barreiras é o principal município.
Caminhos do Jiquiriçá – Se o São João é comemorado simultaneamente por 417 municípios na Bahia, é nesta região que a festa mostra toda sua grandeza e beleza popular. Cidades como Castro Alves, Cruz das Almas e Amargosa fazem parte dos Caminhos do Jiquiriçá.
Caminhos do Sudoeste – Está situada numa faixa do semiárido e tem demonstrado grande vocação para o turismo de negócios. Possui paisagens naturais, com trilhas, cachoeiras, rios e cafezais. Destaque para os municípios de Iguaí e Vitória da Conquista.
Costa dos Coqueiros – Ao norte de Salvador, margeando o Oceano Atlântico, está a Costa dos Coqueiros. São 193 km de praias, cercadas de rios e dunas, que abrigam riquezas ambientais ao longo da Estrada do Coco e da Linha Verde, a primeira rodovia ecológica do país. Praia do Forte, Costa do Sauípe, Mangue Seco e Arembepe não algumas das atrações.
Costa do Dendê – A região abriga praias de águas mornas, rios, matas, cachoeiras, trilhas ainda primitivas e “dendezeiros”, palmeiras de origem africana introduzida no Brasil no século XVI. Ao longo dos 115 km de litoral fica um arquipélago com 26 ilhas, a maior delas é a Ilha de Tinharé, onde se situa o Morro de São Paulo, um dos locais mais procurados pelos visitantes.
Costa do Descobrimento – Localizada no sul da Bahia, a Costa do Descobrimento é o local onde os primeiros portugueses aportaram no Brasil, em 1500. Arraial d´Ajuda, Porto Seguro, Trancoso são alguns dos destinos desta região, que é a segunda mais procurada pelos turistas, atrás apenas de Salvador.
Costa do Cacau – As belezas naturais e o passado de riqueza das fazendas de cacau foram imortalizados nos romances de Jorge Amado. É na Costa do Cacau que se pode conhecer os cenários do mais importante centro da exportação cacaueira do País. São 180 km de estrada asfaltada que unem Itacaré a Canavieiras, passando por Ilhéus e Una.
Caminhos do Sertão – Feira de Santana é a porta de entrada dessa região que vai até Canudos e que possui destinos para o turismo histórico, cultural e religioso. O Parque Estadual de Canudos, por exemplo, foi palco de várias batalhas da guerra de mesmo nome.
Costa das Baleias – Situada no extremo sul da Bahia, a Costa das Baleias mistura uma herança indígena e portuguesa. Praias cercadas de falésias e ecossistemas intocados pelo homem fazem desse lugar um paraíso para as baleias Jubarte e para os visitantes. É onde fica o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos.