Roteiros Nacionais

Atibaia, cidade das flores e dos morangos

19/09/2015
Atibaia, cidade das flores e dos morangos | Jornal da Orla
Perto da capital paulista (apenas 70 km de distância), Atibaia realiza até o domingo (27) a Festa das Flores e do Morango, que acontece a partir de sexta-feira no Parque Edmundo Zanoni. Neste ano, a festa compõe o calendário oficial de comemorações alusivas dos 120 Anos de Tratado de Amizade Japão Brasil.

Atibaia é uma das maiores produtoras da fruta no país e a maior do Estado de São Paulo. Mais de 4 milhões de pés são produzidos por temporada pela região. Os morangos são encontrados tanto na forma “in natura”, como nas mais diferentes receitas, muitas delas feitas especialmente para o evento. A cidade também é responsável por 23% de toda a produção nacional de flores.

Na festa, no espaço de comercialização de flores, há mais de 2 mil itens diferentes, como orquídeas, azaleias, miniorquídeas, minirrosas, mudas de roseiras, de morangos e até as mais imponentes plantas verdes, como bonsais, cactus, mudas de árvore da felicidade, frutíferas, entre tantas outras variedades. E tudo direto do produtor.

 
Vocação para o turismo
Inserida em um conjunto de serras de Mata Atlântica que facilitam a circulação dos ventos, Atibaia oferece diversão, cultura, gastronomia e lazer para quem a visita. 
Os que gostam de curtir a natureza junto com esportes radicais dispõem do Complexo Natural Monumento Estadual da Pedra Grande e do Parque Grota Funda, onde há a prática de voo livre, além de trilhas para ecoturismo e educação ambiental.
O Parque Municipal Edmundo Zanoni abriga o Museu de História Natural e ainda conta com um jardim japonês e o lago com pedalinho. Já o Museu Municipal João Batista Conti possui um acervo histórico do Brasil Colônia, Império e República. Funciona na antiga Casa de Câmara e Cadeia, construída em 1836 e tombada como patrimônio histórico.

Programas em família
Quem estiver com a família pode desfrutar de passeios de charrete ou a cavalo e visitar as fazendas históricas e alambiques artesanais. Outros pontos turísticos que também são passagem obrigatória na cidade são o Teleférico, a Igreja Matriz de São João Batista, o Museu João Batista Conte, a Igreja Nossa Senhora do Rosário, o Santuário Schöenstatt, o Lago do Major, o Centro Histórico com seus casarões e o Mercado Municipal.

Como chegar – O acesso é feito pelas rodovias Fernão Dias (BR-381) e Dom Pedro I (SP-065).