CONFIRA A GALERIA DE FOTOS:
A companhia
A Celebrity Cruises é uma das marcas do grupo Royal Caribbean Cruises, que ao todo administra sete cruise lines. Oferecendo um produto premium, a companhia opera uma frota de nove navios, em roteiros ao redor do mundo. A companhia foi dundada em 1988 pelo tradicional Chandris Group, empresa grega envolvida com navios de passageiro desde o começo dos anos 60.
O logo da companhia, uma letra X, que ilustra também as chaminés dos navios da frota, está relacionado a esta origem. Trata-se na verdade, da representação da primeira letra da palavra Chandris, em grego. A representação da letra Chi, vigésima segunda letra do alfabeto grego, é semelhante a da letra X no alfabeto ocidental. A companhia foi adquirida pela Royal Caribbean em 1997 e hoje promete serviço de alto nível, com uma experiência mais luxuosa em navios de grande porte.
O navio
O Celebrity Silhouette é o segundo mais novo navio da frota, inaugurado em 2011. Faz parte da classe Solstice, que foi iniciada em 2008 com o Celebrity Solstice. Todos os navios desta classe foram construídos no estaleiro alemão Meyer Werft, e possuem cerca de 120 mil toneladas de deslocamento. O Silhouette tem capacidade para receber até 2.886 passageiros em 1443 cabines, das quais 80% possuem vista para o mar. É considerado um navio de grande porte, que apesar do tamanho, transporta menos passageiros que outros navios da mesma dimensão.
Comparativamente, um navio de 114 mil toneladas, que estará no Brasil na próxima temporada, transporta 3,012 passageiros em ocupação dupla. Essa diferença se deve a proposta da Celebrity de oferecer uma experiência a bordo mais luxuosa e pessoal. Quando introduzida, a classe Solstice inovou ao trazer, pela primeira vez, plantas reais em grande quantidade a bordo. Cada navio possui um grande gramado, que é usado para picnics, jogos e outras atividades. Decorado dentro do conceito da companhia de “Modern Luxury”, o Silhouette possui ambientes modernos, em geral com cores claras e que tiram projeito da luz natural com grandes janelas ou paredes de vidro.
Os roteiros
Diferentemente dos outros navios até agora retratados pela coluna, o Celebrity Silhouette não realiza viagens pela América do Sul. Conhecemos o navio durante um cruzeiro de sete noites pelo Mediterrâneo, com embarque em Veneza (Itália). Além da Serenissima, passamos por Corfú e Mykonos, na Grécia; Kusadasi, na Turquia e Dubrovnik, na Croácia.
Nesta temporada, o navio estreou no Norte da Europa, com roteiros a partir de Amsterdam (Holanda) e outros portos da região. As viagens visitaram o Báltico e as Ilhas Britânicas e serão repetidas em 2016. Assim como Do começo deste mês até o final de outubro, o Silhouette ainda realiza uma pequena temporada pelo Mediterrâneo, antes de partir para o Caribe, realizando cruzeiros de sete noites a partir do porto de Fort Lauderdale, nos EUA, até março.
Culinária e Entretenimento
O Celebrity Silhouette é um navio moderno. Como o tal, possui diversas opções de restaurantes e locais de refeição. São, ao todo, dez diferentes restaurantes, espalhados por todo o navio. O principal, Grand Cuvée, possui dois andares e uma grande adega, que também ocupa dois andares. Funciona para todas as refeições, no sistema a la carte.
Além dele, o outro grande restaurante é o OceanView Café, que oferece uma opção mais casual, no sistema buffet self-service. Entre os restaurantes restantes, destaque para o Qsine, o Tuscan Grille e o Blu, que ficam em área privilegiada da popa. Os dois primeiros são de especialidade (e cobrados a parte), enquanto o Blu recebe os passageiros da categoria de cabines AquaClass.
O Celebrity Silhouette foi projetado e decorado de acordo com o conceito de “Modern Luxury”, adotado como uma espécie de filosofia da Celebrity Cruises. Diferente dos navios que operam no mercado de cruzeiros premium, o navio é clean, moderno e espaçoso. É, no entanto, um navio tradicional; não há toboáguas ou simuladores de surfe a bordo. Ainda assim, oferece diversas opções de entretenimento, incluindo um teatro com três andares e formato de semi arena.
Ainda existem diversos lounges e bares a bordo, casino, spa, dois boulevares de lojas e um clube noturno. Destaque para o Martini Bar, que é um dos centro de convivência do navio, e possui um balcão de gelo.
Acomodações
São ao todo 24 categorias de cabine, espalhadas por oito diferentes decks. Além das categorias, as cabines são divididas entre internas (não possuem vista para o exterior), externas (possuem janela ou escotilha) e externas com varanda (possuem um pequeno deck externo particular).
O destaque fica para as cabines AquaClass, que dão a seus ocupantes alguns privilégios a bordo. Relacionadas ao Aqua Spa, essas cabines incluem acesso gratuíto ao restaurante Blu e a áreas do Spa, entre outros.