Na quarta-feira (16), o Embaré completa 140 anos. Considerado como um dos mais agradáveis bairros de Santos, ele reúne residências, comércio e serviços variados com uma agitada vida noturna.
O bairro é delimitado por uma área de 1,5 milhão de metros quadrados, que se estende a partir da orla da praia para um quadrilátero formado pelas avenidas Bartolomeu de Gusmão, Afonso Pena, Siqueira Campos e Almirante Cochrane. E são essas as principais vias afetadas pelo crescimento imobiliário que dá nova cara ao bairro. Em um passado recente, chalés deram lugar a luxuosas sobrepostas. Hoje, antigas casas estão sendo substituídas por edifícios de alto padrão.
O novo morador do Embaré não tem do que reclamar. À disposição dos mais de 40 mil habitantes (e turistas) há um comércio diversificado, com bons restaurantes, principais agências bancárias, o Centro de Compras do Embaré, na rua Epitácio Pessoa, e o famoso CPE – Centro de Paquera do Embaré, formado por quiosques de lanches na orla da praia.
Aos poucos, os bares ganham ares de casas noturnas, congregando jovens moradores e pessoas de outros bairros, que se reúnem para ouvir música, dançar, bebericar e se deliciar com os famosos bolinhos de bacalhau ou pastéis.
Tudo começou com o Visconde
Os primeiros empreendimentos surgiram pelas mãos do Visconde do Embaré. Herdeiro de uma família de comerciantes, ele compartilhou as riquezas para a construção de uma escola e um hospital, além de ter sido o responsável pela inauguração da primeira capela, que deu origem à Basílica Menor de Santo Antônio. Essa iniciativa serviu para coroar a trajetória do Visconde na comunidade santista.
Ponto de fé
A Basílica Menor de Santo Antônio do Embaré, um dos patrimônios de Santos, se originou de uma simples capela, erguida em 1875 pelo Barão do Embaré. O local foi entregue, em 1913, aos frades franciscanos. Os clérigos esperaram 17 anos para iniciar a restauração. O novo templo foi inaugurado oficialmente em 1945. Atualmente, a majestosa construção abriga um busto de Santo Antônio de Pádua, reconstituído por meio de tecnologia 3D e odontologia forense, que se tornou mais um atrativo para o local.