Teatro

Centro Histórico é palco do FESTA 57 – Festival Santista de Teatro nesta sexta-feira

04/09/2015
Centro Histórico é palco do FESTA 57 – Festival Santista de Teatro nesta sexta-feira | Jornal da Orla
Da tarde até a madrugada, o Centro Histórico será agitado por diversas apresentações do FESTA 57 – Festival Santista de Teatro nesta sexta-feira (4). Com o tema ‘Fomento’, o evento com todas as atividades gratuitas é realizado pelo Movimento Teatral da Baixada Santista.
 
A programação do dia começa às 16h, na Rua do Comércio (Valongo), com a peça paulistana ‘Hygiene’, do Grupo XIX de Teatro. Com direção de Luiz Fernando Marques e criação coletiva, o elenco é formado por Janaina Leite, Juliana Sanches, Paulo Celestino, Rodolfo Amorim, Ronaldo Serruya e Tatiana Caltabiano.
 
A peça é baseada em uma pesquisa sobre o processo de higienização urbana no Brasil do fim do século 19, onde um grande contingente de culturas e ideias dividem o mesmo teto: o cortiço. E desse caldeirão surgem os embriões de importantes manifestações de nossa identidade, como também as desigualdades sociais que marcam profundamente os nossos dilemas atuais.
 
No Teatro Guarany (Praça dos Andradas), às 20h, é encenado a peça santista ‘Nepenthes’, do Projeto Antrópicos. De Tames Santos, direção coletiva e formada pelos atores Carol Fog e Malu Câmara, o teatro inspirado no documentário ‘Reino das Plantas’ e pelo perspectivismo ameríndio reflete a posição do homem ocidental em relação às outras espécies do planeta.
 
Já às 23h, na Vila do Teatro, ao lado do Guarany, ocorre a festa musical do Coletivo Futuráfrica, com discotecagem em vinil, samplers e percussão. O grupo formado pelo DJ Lufer, Mauro Marianno e Sandro Bueno pesquisa há seis os ritmos negros universais: Afrobeat, Dub, Future Dub, GroovesBrazucas e Latinos.
 
E à meia-noite, na Praça dos Andradas, ocorre a peça ‘Blitz’, da companhia santista Trupe Olho da Rua. Fruto de criação coletiva e direção de Caio Martinez Pacheco, ele contracena na peça com Bruna Telly, Fábio Piovan, João Paulo T.Pires, João Luiz Pereira Junior, Raquel Rollo, Sander Newton, Victor Fortes e Wendell Medeiros.
 
A peça aborda sobre as abordagens das blitzes policiais. Assim, a opressão que o brasileiro vive hoje nas ruas, seja em meio a manifestações ou indo comprar pão na esquina é levada de forma satírica e mordaz pelo grupo. Confira a programação em: fb.com/festivalsantistadeteatro e movimentoteatraldabaixadasantista.blogspot.com.
 
Confira a programação:
 
Sexta-feira (4)
16h – Rua do Comércio – Teatro ‘Hygiene’, do Grupo XIX de Teatro (São Paulo);
20h – Teatro Guarany – Teatro ‘Nepenthes’, do Projeto Antrópicos (Santos);
23h – Vila do Teatro – Festa do Coletivo Futuráfrica (Santos)
0h – Praça dos Andradas – Teatro ‘Blitz’, da Trupe Olho da Rua (Santos);
 
Sábado (5)
15h30 – Fonte do Sapo – Teatro ‘Meu Quintal é Maior que o Mundo’, do Teatro Wídia (Santos);
16h30 – Fonte do Sapo – Teatro ‘A Moça da Janela’, da Animalenda (Itanhaém);
18h – Fonte do Sapo – Teatro ‘Baile do Anastácio’, do Oigalê (Rio Grande do Sul);
21h – Casa da Frontaria Azulejada – Teatro ‘A história dos Ursos Pandas’, do Teatro Vila Velha (Bahia);
22h – Vila do Teatro – Batalha Musical sobre Fomento à Cultura Local, do grupo Muito Prazer, Meu Nome é Hip Hop (Santos);