Cinema
Universitários de Santos estreiam no Festival Internacional de Curtas de São Paulo
26/08/2015
Os alunos do curso de Cinema e Audiovisual da Unimonte, Priscilla Reis, Richard Ferreira, Marcela Akaoui e Walter Henri, fizeram na noite de segunda-feira (24) sua estreia no 26º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, um dos mais respeitados eventos da categoria. O quarteto de Santos participou da chamada Noite de Kino, mostra do festival que reúne estudantes de Cinema em uma espécie de gincana com a participação de todas as escolas de São Paulo.
Os alunos têm por volta de 48 horas para roteirizar, produzir, gravar, editar e finalizar um filme de 3 minutos. Definido na manhã de sábado, o tema escolhido para os alunos foi Ir e Vir. A partir de então, começou a maratona para fazer o curta. Os estudantes vararam a madrugada e entregaram o trabalho no prazo. A apresentação foi na noite da última segunda-feira, na Cinemateca de São Paulo.
“A recepção foi calorosa, a plateia gostou do filme com abordagem do cinema de gênero dos diretores Steven Spielberg, no início da carreira, e M. Night Shyamalan, de A Vila”, explicou o orientador do projeto, Vébis Júnior. Para a aluna Marcela Akaoui, foi uma experiência bastante interessante pela rapidez do projeto e pelo contato com outras escolas de Cinema e com pessoas importantes do meio. “O trabalho em equipe e o apoio de todos foram fundamentais para a realização do trabalho”.
Com o nome Banho de Sol, a temática do curta dos alunos da Unimonte foi a questão da violência que impede o indivíduo de sair de casa, comprometendo o seu direito de ir e vir. A gravação foi realizada em Santos. Até 30 de agosto, o 26º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo exibirá 350 filmes de 52 países. O tema deste ano é Mobilidade Urbana.