Roteiros Nacionais

Guarujá integra roteiro internacional de turismo religioso

26/08/2015
Guarujá integra roteiro internacional de turismo religioso | Jornal da Orla
Guarujá passou a integrar o roteiro internacional de turismo religioso desde domingo (23). Isso porque a Paróquia Santa Rosa de Lima é a primeira do mundo a possuir a réplica da reconstrução do rosto de Santa Rosa. A peça foi apresentada a centenas de fiéis na noite de domingo, após procissão e missa em louvor ao dia da padroeira. Ao fim da celebração, foi realizada a assinatura do termo de doação da réplica, feita pela ONG Equipe Brasileira de Antropologia Forense e Odontologia Legal (Ebrafol) à comunidade eclesial.
 
A prefeita de Guarujá, Maria Antonieta de Brito, assinou o documento com o pároco, padre Cláudio da Conceição. Ela pontuou o idealismo do sacerdote e o destaque ao Município. “Nossa Cidade está muito feliz por esta bênção. Agora somos uma referência, praticamente um santuário de Santa Rosa. Receber as relíquias e a reconstrução de sua face ajuda a fortalecer a fé das pessoas. Os santos são, para nós, modelos, exemplos de pessoas, que dedicaram suas vidas à missão, ao Evangelho”, destacou Antonieta.
 
O trabalho foi feito pela ONG Ebrafol, na cidade de Lima, no Peru, terra onde Santa Rosa viveu entre os anos de 1586 e 1617. A ação foi realizada utilizando os crânios de três santos peruanos: Santa Rosa de Lima, São Martinho de Porres e São João Macias.
 
De acordo com o padre Cláudio, o Santuário de Lima possui a reconstrução da face da padroeira com o crânio, mas não divulgou, sendo Guarujá a primeira cidade do mundo a ter a réplica e pioneira em apresentar. “Guarujá se torna um cartão-postal religioso para os católicos. Nossa paróquia é a primeira do mundo a ter essa réplica. Com isso, nos tornamos uma extensão do Santuário de Lima e ficamos mais motivados a viver a nossa fé, acreditando nos ideais cristãos, pelo testemunho de Santa Rosa”, disse o pároco.
 
Ciência a serviço da Cultura – O dentista Paulo Miamoto, especialista em Odontologia Legal, e o designer gráfico Cícero Moraes são responsáveis pela ONG Ebrafol e fizeram o trabalho a partir do crânio de Santa Rosa e dos outros dantos. A Paróquia conseguiu apoio para patrocinar a iniciativa, realizada recentemente no país de origem da padroeira.
 
“Fizemos análises que faríamos num caso de polícia, com crânios desconhecidos. Confirmamos que pertencia a uma mulher, de 30 anos e branca. Reconstruímos no computador e imprimimos em 3 D. A face foi pintada pelo artista sacro Fernando Gregório e as freiras do Carmelo São José fizeram as vestes. O trabalho junta ciência, tecnologia e religião a serviço da cultura e espiritualidade do povo guarujense”, disse Miamoto.
 
Proximidadade com os fiés – Para o arquiteto da Diocese de Santos, Fernando Gregório, à medida que se resgata a face humana dos santos, suas mensagens ficam mais próximas dos devotos. “Santa Rosa se dedicou à vida contemplativa e as causas dos negros, índios, pobres e abandonados. Reconstruindo sua face, reconstruímos um novo modelo de ser Igreja, que está a serviço dos pobres e marginalizados”, considerou.
 
Devoção – Santa Rosa, ao lado de Nossa Senhora de Guadalupe, é padroeira da América Latina. A Paróquia de Santa Rosa de Lima, em Guarujá, foi fundada no bairro Santa Rosa em 24 de dezembro de 1971. Em 2015 completa 44 anos. Desse tempo, a aposentada Edileuza da Silva Alves atua há 39 anos na comunidade.
 
Ela mora no bairro e, mesmo aposentada, trabalha numa escola particular e dedica parte do seu tempo à paóquia, como ministra da Eucaristia e no curso de noivos. “Para nós, esse momento único. Muita gente duvidou, mas muita gente acreditou nessa graça. Se Deus não tivesse à frente, nada teria acontecido, mas agradecemos muito ao padre Cláudio porque sem o apoio do nosso pároco isso não seria possível”, finalizou.