Escritores consagrados, como Jorge Amado, Mário Quintana, Monteiro Lobato, Guimarães Rosa e Cora Coralina, ajudaram a desvendar em suas obras os costumes e heranças culturais de diferentes destinos no país. Hoje, museus e espaços criados para preservar a memória, os manuscritos e os objetos pessoais desses grandes nomes da nossa literatura são atrações turísticas nas cidades onde viveram.
Casa do Rio Vermelho, Jorge Amado – Salvador (BA)
É o local onde o escritor morou com sua esposa, Zélia Gattai. São 15 ambientes internos que contam a vida do casal e um jardim onde estão depositadas suas cinzas. As salas são espaços para a projeção de depoimentos sobre o autor, leituras feitas por personalidades e a cozinha de Dona Flor, uma das personagens de Jorge Amado.
Museu Monteiro Lobato – Taubaté (SP)
O Museu Monteiro Lobato, no interior de São Paulo, oferece uma experiência no mundo de Pedrinho e Narizinho, personagens do Sítio do Picapau Amarelo. Lá é possível conhecer a casa que foi de seu avô, o Visconde de Tremembé, e relembrar as obras do autor de Reinações de Narizinho, além de móveis de época.
Museu Casa Guimarães Rosa – Cordisburgo (MG)
Na pequena e pacata cidade de Cordisburgo, a 120 km de Belo Horizonte, terra natal do escritor, o museu oferece material para que os leitores revivam os personagens Diadorim e Riobaldo, do famoso livro Grande Serão Veredas. No acervo, mapas, rascunhos dos livros e fotos, inclusive da famosa expedição de Guimarães Rosa por Minas Gerais, em 1952.
Casa de Cultura Mário Quintana – Porto Alegre (RS)
São 14 espaços onde acontecem apresentações de música e teatro, exposições, sessões de cinema e rodas de literatura. Está aberta aos turistas e funciona em um antigo hotel da cidade, hoje patrimônio histórico. Dali é possível enxergar as ilhas do Guaíba e o Cais do Porto, ou passar um happy hour nos cafés da Casa.
Museu Casa de Cora Coralina – Goiás Velho (GO)
A casa da poetisa e doceira Cora Coralina também foi aberta aos turistas na cidade histórica de Goiás Velho, antiga capital do estado. No lugar, estão objetos como a sua máquina de escrever e os tachos que usava para fazer seus doces.