Meio Ambiente

Guará-vermelho encanta turistas em passeio de barco pelos manguezais de Cubatão

03/08/2015
Guará-vermelho encanta turistas em passeio de barco pelos manguezais de Cubatão | Jornal da Orla
A garça azul bem que tentou. Contorcionou o longo pescoço em “S” e alçou voo, logo planando sobre o barco lotado de turistas. Mas assim como havia ocorrido instantes antes com o bando de martins-pescadores, que tomava o sol da manhã de domingo sobre uma ilhota surgida com a maré baixa, os elegantes movimentos do pássaro também passaram despercebidos. Afinal, todos estavam com os olhos fixos na plumagem escarlate, quase fluorescente, do guará-vermelho, ora contrastando com o betume do mangue, ora com o verde denso da mata ciliar.
 
“Nem uma foto, nem uma imagem consegue reproduzir a intensidade dessa cor. É impressionante”, disse Veridiana dos Santos, de celular na mão, esforçando-se para eternizar aqueles momentos. “Nunca havia feito um passeio tão maravilhoso como esse”.
 
Veridiana, que reside na Vila Nova, foi uma das cerca de 300 pessoas que aproveitaram o II Festival de Turismo de Cubatão para embarcar nos roteiros oferecidos gratuitamente pela Prefeitura durante o final de semana (1 e 2). Ela optou pelo passeio de barco pelos rios Casqueiro, Cubatão e Mogi para avistar algumas das dezenas de espécies de pássaros que buscam refúgio e alimentos nos manguezais que cercam Cubatão.
 
No grupo da manhã de domingo (2), dois barcos a motor partiram lotados da Ilha Caraguatá. Na rota em direção ao rio Cubatão, passaram sob as pontes da Rodovia dos Imigrantes, contornaram o largo em frente ao Jardim Casqueiro e a Ilha Pompeba, avistando os limites do bairro Cidade Náutica, de São Vicente, e a Zona Noroeste de Santos. Depois, as pontes da Via Anchieta, as palafitas da Vila dos Pescadores e, finalmente, o rio Cubatão. Não demorou para surgirem os anfitriões principais: alguns bandos dispersos de guarás-vermelhos nas praias de lama, em busca de seu principal alimento: crustáceos.
 
“Fantástico”, exclamou Seleida Barbosa Estevam, residente em Santos. “Sou curiosa demais. Quando soube que a Prefeitura estava oferecendo os passeios, logo me inscrevi. Queria muito conhecer o manguezal e adorei”.


Enquanto o barco avançava, passado nos fundos do Jardim Costa e Silva e ao lado das montanhas de sal utilizadas pela indústria Carbocloro, Regina Jorge Cova se recordava que, naquelas proximidades, havia um porto de areia e muitos sítios de banana. “Nasci em Cubatão e nunca havia feito um passeio de barco. Assim que surgiu essa oportunidade, quis participar. É muito interessante”.
 
Entre um aceno e outro aos pescadores que matavam o tempo nos barrancos do rio Cubatão, o grupo já postava as imagens nas redes sociais. “Esse é um passeio imperdível. Poucas pessoas têm ideia de como é bonito esse lado da cidade”, completou Regina Cova. Os barcos seguiram ainda pelo rio Mogi em direção ao canal do estuário, oferecendo a vista tanto do polo industrial como do Porto de Santos. Ao final de quase duas horas, os visitantes retornaram à Náutica da Ilha, empresa que promove os passeios.
 
“O percurso tem 42 quilômetros”, detalhou Daniel Ravanelli Losada, proprietário da Náutica da Ilha e um dos idealizadores do passeio. “Recebemos muitos grupos da Capital, principalmente de estudantes que querem conhecer o ecossistema da Baixada Santista”.
 
Quem estiver interessado em realizar esse tour pode entrar em contato com a Náutica da Ilha, na Rua Nicolau Cuqui, 231, Ilha Caraguatá, telefone (13) 3363-2161. Os passeios são agendados para grupos, que podem incluir no roteiro outras cidades da Baixada Santista.
 
Os preços variam de acordo com o número de passageiros. Para um grupo de oito pessoas, por exemplo, o passeio pelos manguezais de Cubatão, com duas horas e meia de duração, sai por R$ 80 por passageiro.