A companhia
Uma das mais tradicionais companhias de navegação da atualidade, a Costa Crociere tem uma história de mais de 150 anos. Originamente transportadora e revendedora de azeite e tecidos, a empresa passou a operar linhas transatlânticas em 1947. A primeira, e mais tarde principal, linha operada pela companhia ligava à Itália ao Brasil e foi realizada regularmente até 1982. Desde o final dos anos 90, é parte da Carnival Corporation, empresa que congrega dez companhias de cruzeiro de todo o mundo. Hoje opera uma frota de 15 navios, a maior parte de última geração e grande porte. Com seu estilo italiano, opera na em três principais mercados, a Europa, a América do Sul e a Ásia.
O navio
O Costa Favolosa é um dos navios de última geração da frota, inaugurado em 2011. Construído na Itália é um navio de grande porte, com cerca de 110,000 toneladas de deslocamento e capacidade para quase 3,800 passageiros em ocupação máxima. Possui cinco navios gêmeos, entre eles o malfadado Costa Concordia, que acabou semi-naufragado na Itália, e o Costa Pacifica que navegará no Brasil na próxima temporada. Com 290 metros de comprimento e 35 de largura, foi palco em 2013 do filme Meu Passado me Condena, que foi filmado a bordo em uma viagem entre o Brasil e a Itália.
Os roteiros
Embarcamos no Favolosa no começo deste ano, para um cruzeiro de oito noites pela América do Sul. Partindo de Santos, o navio visitou Buenos Aires (onde passou dois dias atracado) e Montevideo, antes de retornar ao porto santista. Após retornar à Europa em abril, realizou alguns roteiros pelo Mediterrâneo Oriental antes de partir para o norte do Velho Continente, onde navega atualmente. Partindo de Copenhagen, na Dinamarca, o Favolosa visita os fiordes noruegueses, os portos do Báltico (incluindo St. Petersburgo, na Rússia) e até mesmo o porto de Le Havre, na França, que é um dos principais acessos marítimos à capital francesa Paris. Na época da próxima temporada brasileira, navegará pelo Caribe, em roteiros de sete noites pelas ilhas do sul deste mar. Com forte apelo aos brasileiros, este roteiro passa por alguns dos principais destinos caribenhos, como St. Maarten e Martinique. O grande diferencial é que não é necessário o visto norte-americano para a realização do cruzeiro, já que ele não passa pelos EUA (a maior parte dos cruzeiros nessa região parte dos portos da Flórida, nos EUA).
Entre o final de 2015 e o começo de 2016, os roteiros no Brasil serão realizados pelo Costa Pacifica, que, como já dito, é um dos gêmeos do Costa Favolosa. Em sua terceira temporada pela América do Sul, o navio realizará embarques no porto de Santos para cruzeiros com duração que varia entre 3 e 8 noites. Os menores, de 3 e 4 noites realizam escala em portos do Sul e Sudeste, como Porto Belo e Búzios, enquanto os mais longos são semelhantes aos que realizamos no Favolosa este ano. Também estão disponíveis viagens de uma semana (seis noites), para o Nordeste, com escala em Salvador e Rio de Janeiro (entre outros).
Entretenimento e culinária
Navio de grande porte, o Costa Favolosa oferece diversas atrações, entre elas três piscinas e incontáveis espreguiçadeiras para aproveitar os dias de sol. Mas mesmo que o tempo esteja ruim, no Favolosa ainda é possível curtir a piscina, já que a principal e maior delas possui um telhado de vidro retrátil que se fecha em caso de mau tempo. Ainda na área externa, o navio possui várias bares e um toboágua, com queda equivalente a dois andares. Outro destaque dos decks superiores do navio é o Samsara Spa, que está entre os maiores centro de bem estar e spa a bordo de um navio de cruzeiro. Com um jardim de inverno, três saunas aromáticas, área de descanso e uma piscina de talassoterapia, o espaço é isolado do restante do navio, e acessível apenas a pagantes ou passageiros das cabines Samsara. Parte do complexo Samsara, a moderna academia é acessível para todos sem custo. O complexo ainda inclui um salão de beleza e salas de tratamento para massagens e outros procedimentos estéticos e de bem estar.
Além de tudo isso, o Favolosa também possui as atrações comuns aos navios de cruzeiro, como diversas lojas duty free, casino, teatro e diversos bares e lounges. Com relação à gastronômia, são dois restaurantes principais, ambos com dois andares de altura. Com cardápios iguais, ambos servem o jantar toda a noite, enquanto apenas um abre para café da manhã e almoço. Os dois são complementados pelo buffet Tulipano Nero, que abre para todas as refeições e funciona no sistema self-service. O navio ainda possui outros dois restaurantes, o exclusivo Samsara, para passageiros desta categoria de cabines e o Club Favolosa, que não está incluído na tarifa do cruzeiro e possui um cardápio fixo especial, com opções premium.
Acomodações
A Costa recentemente implantou uma nova filosofia de venda de cabines. As dezenas de categorias de cabine que anteriormente eram comuns foram simplificadas em apenas quatro. As mais básicas são as cabines Classic, que são também mais baratas. Estas cabines possuem todo o oferecido normalmente por um cruzeiro na Costa, mas estão localizadas nos decks mais baixos do navio e em suas extremidades, áreas que são mais distantes dos elevadores, por exemplo. A categoria seguinte é a Premium, que são melhor localizadas e são, em geral, maiores. Além de todos os serviços básicos, quem se hospeda nestas cabines também tem direito a serviço de quarto gratuíto 24 horas por dia, café da manhã na cabine sem taxa adicional, 10% de desconto na reserva de um novo cruzeiro e prioridade na mudança e reserva de turno de jantar nos restaurantes a bordo.
A categoria seguinte é a das Suites; quem se hospedar nessas cabines terá todos os benefícios das cabines Classic e Premium, e ainda disfrutará das maiores cabines de bordo. Estes passageiros também terão direito a embarque prioritário, serviço de mordomo (com exceção das mini-suites), e ainda ganharão um espumante e outros brindes durante a viagem. A última categoria é a Samsara, vinculada ao Spa de bordo. Estas cabines são um caso a parte, com serviços diferenciados, acesso direto ao Spa, restaurante exclusivo, acesso a área jardim de inverno, saunas e piscina de talassoterapia. Além disso, seus passageiros terão direito a dois tratamentos a sua escolha gratuitos no spa, e um pacote de bebidas.