Com autoridades de todo País e da Baixada Santista, o 1º Summit Connect Infra debateu infraestrutura, modernização administrativa e a eficiência dos portos e aeroportos na última sexta-feira (29), no Parque Valongo.
O evento, promovido pela Frente Parlamentar Mista de Portos e Aeroportos (FPPA), presidida pelo Deputado Federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP), reuniu mais de 500 participantes, entre autoridades, empresários, estudantes e especialistas, para discutir soluções para os desafios do setor de infraestrutura de transportes.
Entre os temas abordados estão a conexão eficiente dos modais de transporte, a simplificação de processos, as parcerias público-privadas e os gargalos que impactam o crescimento econômico do Brasil.
Paulo Alexandre Barbosa destacou a relevância do evento. “O principal objetivo é aproximar as autoridades da realidade da Baixada Santista, ampliando a discussão sobre os temas vivenciados aqui e viabilizando obras importantes. Além disso, vamos seguir com o projeto do Parque Valongo e avançar com o Aeroporto de Guarujá, para que, em 2025, tenhamos aviões pousando e decolando”, apontou o Parlamentar.
“O aumento da produtividade e o crescimento da economia e do PIB demandam investimentos em infraestrutura e, nesse sentido, os portos merecem atenção especial”, declarou o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, em vídeo reproduzido no telão durante a abertura do evento. Ao encerrar sua participação, Alckmin desejou que o seminário “avance em ideias e propostas para que nossos portos sejam ainda mais eficientes, contribuindo para reduzir o custo Brasil”.
O prefeito Rogério Santos destacou a importância do Summit para o futuro da Baixada Santista e do país. “Vivemos um momento de janela de oportunidades, com investimentos no túnel submerso, o projeto da terceira pista da Rodovia dos Imigrantes e a ampliação do VLT. Temos de aproveitar tudo isso. O País investe muito pouco em infraestrutura, menos de 2% do nosso PIB. É pouco, perto de outros países, que investem de 7% a 10% do PIB”, analisou o chefe do Executivo santista.
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, também celebrou a iniciativa. “Quero parabenizar o amigo que fiz na vida pública, Paulo Alexandre Barbosa, que vem, através da Frente Parlamentar, ajudando os setores portuário e aeroportuário do país. Quero, ao seu lado e ao lado dos demais deputados que participam da Frente, continuar trabalhando muito”, afirmou Costa Filho em um vídeo enviado exclusivamente para o evento.
Durante a fala, o Ministro revelou sua prospecção para os portos brasileiros em 2025. “No próximo ano, a gente espera que o setor portuário cresça mais de 5%. Estamos tendo um crescimento na movimentação de contêineres, com investimento de grandes grupos nacionais e internacionais. Isso significa mais crescimento, colocando o Brasil cada vez mais na rota da globalização portuária”, concluiu.
Parcerias e Protocolo de Intenções
O evento também firmou pontes para o futuro. Logo na abertura, foi assinada a parceria técnica entre a Frente Parlamentar Mista de Portos e Aeroportos (FPPA), o Instituto Brasileiro de Infraestrutura (IBI) e a Universidade Santa Cecília (Unisanta). O objetivo é aproximar a comunidade acadêmica do setor de infraestrutura de transportes, contribuindo para o desenvolvimento do setor no Estado de São Paulo.
Ao final do evento, a FPPA apresentou a ‘Carta de Santos’, um documento com diagnóstico das fragilidades do setor e propostas de soluções, que será entregue ao Ministro Silvio Costa Filho. Entre os desdobramentos do evento, a FPPA anunciou novos planos para 2025, incluindo a ampliação da atuação em infraestrutura ferroviária, maior envolvimento da comunidade acadêmica e lançamento do site oficial da FPPA.