Pedalar é uma atividade saudável, prazerosa e, dependendo do caminho escolhido, proporciona o contato com belas paisagens, com a natureza preservada, enriquece a cultura e ainda contribui para estabelecer novas amizades. Se você é adepto da magrela, confira algumas trilhas pra lá de interessantes a serem exploradas no Brasil:
Circuito de Pomerode (SC) -. Além das belas paisagens, com imponentes araucárias e áreas de Mata Atlântica, cachoeiras, rios e riachos pelo caminho, há a marca da cultura europeia, que se manifesta nos hábitos e tradições da população. O circuito engloba também as cidades de Indaial, Ascurra, Rodeio, Dr. Pedrinho, Rio dos Cedros, Benedito Novo e Apiúna.
Chapada Diamantina (BA) – Com centenas de cachoeiras, grutas, morros e rios, a região é perfeita para combinar o esporte com lindos passeios. O percurso é recomendado para ciclistas experientes.
Caminho do Sol (SP) – Inspirado no Caminho de Santiago de Compostela, o Caminho do Sol, localizado em Santana de Parnaíba (próximo à capital), passa por plantações de cana e ambientes rurais até chegar à estância de Águas de São Pedro. É considerado um percurso tranquilo e curto.
Estrada Real (MG/RJ) – Com uma extensão de 680 km e passando por 38 cidades, o Caminho Velho entre Ouro Preto e Paraty é uma excelente pedida para quem deseja fazer um percurso com muita natureza, mas exige bastante preparo e pernas.
Vale dos Vinhedos (RS) – Os passeios de bicicleta em meio aos vinhedos da Serra Gaúcha são encantadores e, o melhor de tudo, é que o ciclista pode ir parando para degustar os pratos e os vinhos da região.
Chapada dos Veadeiros (GO) – O circuito em Goiás oferece ricas fauna e flora, a beleza das cachoeiras e o Vale da Lua, local onde corre o Rio São Miguel. A área se encontra no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, que fica na Vila São Jorge, 260 km de Brasília.