Cinema

Curtas do Querô são selecionados para Festival Internacional de Curtas-Metragens de SP

15/07/2015
Curtas do Querô são selecionados para Festival Internacional de Curtas-Metragens de SP | Jornal da Orla
Depois dos filmes das Oficinas Querô serem selecionados para importantes festivais como Ver Cine (Rio de Janeiro), Festival de Cinema Online (São Paulo) e Mostra Infantil de Florianópolis, agora é a vez de participarem de um dos maiores e mais tradicionais eventos dedicados ao formato do curta-metragem no mundo: a 26ª edição do Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo. No total, foram 604 filmes brasileiros inscritos e 125 selecionados.
 
Os jovens do Querô concorrem com o romance Azul da Cor do Mar, para a Mostra Infanto Juvenil e o drama Tempo é Morfina, na mostra Panorama Paulista. Toda a produção, roteiro e filmagens foram feitas por jovens de 14 a 18 anos, de baixa renda, moradores da Baixada Santista, durante a capacitação audiovisual pelo projeto Oficinas Querô. Desde 2006, já foram 85 filmes produzidos no projeto, conquistando 41 prêmios.
 
Para Kamilli Semenov, jovem diretora da ficção Tempo é Morfina em parceria do jovem Daniel Queija (Oficinas Querô 2014) e tutoria do premiado diretor Rafael Aidar, ser indicada representa o reconhecimento. “Uma das melhores sensações ao se fazer cinema é poder ver seu filme escolhido para um festival. Isso mostra que alguém, no caso a curadoria, assistiu e se identificou com a obra produzida”.
 
Para a jovem das Oficinas Querô Cibele Gonçalves, que atuou no curta Azul da Cor do Mar e também fez produção de elenco, o sentimento é de dever cumprido. “Saber que conquistamos um espaço em um festival importante como esse mostra que estamos no caminho certo e que conseguimos colocar em prática no filme, tudo o que aprendemos durante as Oficinas Querô”.
 
O documentário Nau Insensata, produção da produtora social Querô Filmes e direção de Cristiano Sidoti, está entre os indicados para a Mostra Panorama Paulista e o programa especial Rastros de Ódio, por abordar a época da Ditadura Militar, entrevistando presos políticos que viveram na embarcação Raul Soares no Porto de Santos.

Mais informações sobre a produtora em www.produtoraquerofilmes.com.br.