Roteiros Nacionais

O paraíso das águas quentes fica em Goiás

27/06/2015
O paraíso das águas quentes fica em Goiás | Jornal da Orla
Que tal nestas férias fugir do frio do inverno e se aconchegar em um paraíso de águas quentes no coração do Brasil? O paraíso tem nome, ou melhor, nomes: Caldas Novas e Rio Quente, em Goiás, dois municípios vizinhos que reúnem o maior complexo de águas termais do planeta, com rio, piscinas e fontes de águas naturalmente aquecidas, além de praia artificial e uma infinidade de atrações para toda a família.

Os destinos, que ficam cerca de 170 km de Goiânia, são conhecidos por muitos (as duas cidades somam mais de três milhões de turistas por ano), mas seja em uma viagem de retorno ou uma primeira visita há sempre motivos para deslumbramento diante da beleza oferecida pela natureza e complementada pela mão do homem. E ainda tem clima tropical em todas as estações. 

Para se divertir só há uma condição: gostar de água. As águas daquela região do centro do país têm fama de serem relaxantes, medicinais, revigorantes. Naturalmente aquecidas, as águas surgem do subsolo a uma temperatura que varia entre 37 a 57ºC. As várias nascentes que existem por todos os lados fizeram com que muitos hotéis, resorts e parques aquáticos surgissem.

CALDAS NOVAS
Para quem busca tranquilidade, segurança e diversão é o destino ideal. A cidade conta com vários parques aquáticos e cerca de 100 hotéis com a oferta de 130 mil leitos. O Grupo diRoma é o maior conglomerado hoteleiro da cidade e oferece vários tipos de acomodações, com piscinas de águas termais e muitos outros atrativos.
A cidade goiana recebe mais de dois milhões de visitantes por ano, atraídos por suas riquezas naturais e sua completa infraestrutura turística. O aeroporto de Caldas recebe voos regulares e fretados vindos de Goiânia, Campinas e São Paulo. Confira alguns pontos de visitação obrigatória na cidade:

 
Cachaçaria Vale das Águas Quentes – Um lugar para apreciar a saborosa cachaça de alambique, entre elas a cachaça premiada na Itália, que homenageia o centenário do 14 Bis de Santos Dumont. Há ainda licores exóticos, doces caseiros e o exclusivo sorvete de creme com rapadura e melado.
 
Jardim Japonês – Próximo ao centro da cidade, o Jardim Japonês resgata o ambiente de meditação dos monges budistas e foi construído onde antes existia uma antiga fazenda, da qual foram preservados objetos e instalações características da colonização da região, como antigas moendas de cana-de-açúcar, rodas d’água e carro de boi.

Parque Estadual da Serra de Caldas Novas – Distante 3 km do centro de Caldas, o parque, além de proteger a área de captação dos mananciais, representa uma grande reserva de proteção da biodiversidade do cerrado. Oferece ainda trilhas com direito a banhos em cachoeiras de águas geladas.

Lagoa Quente de Pirapitinga – As nascentes da lagoa estão entre as mais quentes de toda a região. É onde se localiza o Poço do Ovo, famoso pela temperatura que chega a atingir 57ºC, suficiente para cozinhar ovos no local.

Praça da Matriz – É um lugar agradável e atrativo, com restaurantes de pratos típicos, a fonte do chafariz e a Igreja Mariz, que data de 1850.

Gastronomia – A culinária é variada e rica em ingredientes e temperos goianos. Pratos típicos como a galinhada com pequi, o empadão goiano, peixe na telha e biscoito de queijo estão entre os prazeres da gula. O visitante deve experimentar o famoso sorvete ao forno, uma das especialidades da cidade, e doces caseiros de frutas e de leite. 


 
diRoma Acqua Park – Diversão garantida neste impressionante parque aquático, com diversos ambientes que integram piscinas termais, toboáguas e muitos brinquedos radicais, como o Twister, o Kamikase, Splash – Acqua Racer, entre outros. Tem também Vulcão, Barco do Descobrimento, Kids Park, Rio Lento, piscina de ondas e muito mais.
 
RIO QUENTE
Emoldurado pela suntuosa Serra de Caldas Novas, o pequeno município de Rio Quente carrega o nome do maior rio de águas quentes do mundo. O médico Ciro Palmerston reconheceu as propriedades medicinais das águas e fundou em 1964 a Pousada do Rio Quente. Hoje, o complexo se chama Rio Quente Resorts e possui seis hotéis e dois parques aquáticos:

 
Parque das Fontes – Fica dentro do complexo Rio Quente e foi onde tudo começou. As piscinas naturais formadas pelas águas quentes e correntes do rio são excelentes para descansar, brincar e se divertir, e podem ser usadas a qualquer hora do dia e da noite. O Parque das Fontes é um lugar onde a natureza exuberante do Cerrado impera no ambiente e tem ainda duchas termais, saunas e bares aquáticos.

 
Hot Park – Eleito um dos 10 melhores parques aquáticos do mundo. São 55 mil m² com muitas atividades de lazer, esporte e aventura de pura adrenalina, como o Xpirado, um toboágua com 32m de altura e  velocidade em queda de 8,3m por segundo; a megatirolesa com mais de 1 km de extensão; o mergulho ecológico com cilindro; o Lazy River (descida em uma boia por um rio artificial); o Bird Land (com mais de 200 espécies de aves); caiaque, rapel, bares aquáticos e a Praia do Cerrado, a maior praia de águas quentes, correntes e naturais do mundo, com areia branca fininha e cercada de coqueiros.