A MSC Crociere abriu nesta semana as vendas para a temporada inaugural de seu novo navio, o MSC Meraviglia. Em construção na França, o navio será inaugurado em 2017 e realizará cruzeiros pelo Mediterrâneo Oriental com embarque em Barcelona (Espanha), Gênova (Itália) e Marselha (França). Nesta primeira fase de vendas, a companhia disponibilizou os roteiros entre maio (quando será inaugurado) e novembro, e as reservas podem ser feitas apenas pelos membros do MSC Club, programa de fidelidade da companhia. No dia 5, todo o público passa a ter acesso às reservas.
Com grandes dimensões, o MSC Meraviglia será um dos maiores navios da frota. Terá capacidade para mais de 5,000 passageiros em ocupação máxima, e 167 mil toneladas de deslocamento. Segundo a companhia, foi projetado para navegar em qualquer destino, com especial foco em áreas de clima mais frio.
Costa Crociere troca navio da próxima temporada sul-americana
A Costa Crociere reviu seus planos para a temporada 2015/2016 na América do Sul. Originalmente, a companhia italiana tinha planejado trazer o Costa Favolosa e o Costa Pacifica para a região, dedicando o primeiro ao mercado brasileiro, e o segundo ao mercado argentino. Em janeiro, reorganizou sua frota ao redor do mundo, e decidiu que ia basear o Costa Mediterranea no mercado argentino, e o Costa Pacifica no brasileiro. Agora, a companhia terá Costa Fascinosa e Costa Pacifica na região.
A empresa afirmou que o objetivo da nova troca é aumentar a oferta na América do Sul, já que o Costa Fascinosa (2012, 114 mil toneladas e 3,780 passageiros) é maior que o Costa Mediterranea (2003, 85 mil toneladas e 2,680 passageiros). O Costa Pacifica seguirá nos roteiros dedicados ao mercado brasileiro, que fazem embarque em Santos e visitam o Nordeste e o Prata. Já o Fascinosa assume os roteiros do Mediterranea, que são dedicados ao mercado argentino, mas também fazem embarque no Rio de Janeiro.
Norwegian Cruise Line pode operar temporada nacional no futuro
O Portal WorldCruises.com relata a possibilidade da Norwegian Cruise Line (NCL) vir a operar no mercado nacional brasileiro futuramente. Maior companhia do terceiro maior grupo de cruzeiros do mundo (NCLH), a NCL opera atualmente no Caribe, Europa, Havaí e Costa Oeste da América do Norte. Na próxima temporada, a companhia volta a operar América do Sul, com roteiros entre a Argentina e o Chile (e vice-versa). Voltados ao público internacional, estes roteiros não são realizados pela companhia desde 2010. Buscando levar os passageiros brasileiros a este e outros destinos internacionais, a Norwegian abriu um escritório no Brasil em janeiro.
O escritório, no entanto, pode ser também o primeiro passa para a entrada da companhia no mercado doméstico de cruzeiros do Brasil. Atualmente servido pela Royal Caribbean International, a MSC Crociere, a Costa Crociere e a Pullmantur, o mercado brasileiro engloba, em média, 10 navios por temporada. Francis Riley, vice-presidente de vendas internacionais da NCL, explicou ao portal que a captação de passageiros para roteiros internacionais é o foco principal da companhia com a abertura do escritório. Ainda assim, disse que o mercado doméstico é “definitamente” um plano para o futuro.
Carnival Corporation lança marca voltada para o ativismo
A Carnival Corporation lançou uma nova marca no começo deste mês. Com nove companhias e uma frota de mais de 100 navios, a Carnival Corp é a maior empresa de cruzeiros do mundo. Em evento em Nova Iorque, a corporação anunciou a criação de sua décima marca, a Fathom Travel. A nova companhia receberá o Adonia, navio que atualmente opera para a P&O Cruises do Reino Unido, e realizará viagens semanais a partir de Miami. Com foco no ativismo, a companhia será uma organização e levará seus passageiros à República Dominicana onde atuarão como voluntários, após treinamento realizado a bordo, enquanto o navio se dirige ao destino.
AIDA terá maiores navios do mundo em capacidade de passageiros
Marca alemã da Carnival Corporation, a AIDA Cruises terá os maiores navios do mundo em capacidade de passageiros. Menores em tamanho que os navios da classe Oasis da Royal Caribbean, os dois novos navios terão 180 mil toneladas e capacidade para 6,600 passageiros. A classe Oasis possui 220 mil toneladas, e capacidade para 6,400 passageiros. Os navios são parte do plano de expansão da frota da companhia, iniciado com a encomenda de 9 navios simultaneamente no último mês de março.
Estes dois navios ficarão prontos em 2019 e 2020, e serão construídos no estaleiro Meyer Werft, de Papenburg, Alemanha. Além destes dois, a Carnival anunciou que ainda construirá mais dois navios de dimensões semelhantes, em outro estaleiro europeu, o Meyer Finland, da Finlândia. A empresa não revelou, no entanto, para qual de suas dez marcas estes operarão.