Quem nunca quis que um profissional organizasse sua vida? Com ampla experiência no assunto, a apresentadora Micaela Góes, do programa “Santa Ajuda”, do canal GNT, será uma das palestrantes do evento Personal Organizer Brasil, que acontece pela segunda vez no país, no hotel Maksoud Plaza, em São Paulo. Ex-atriz de novelas da Globo, a personal organizer coloca de armários a cômodos inteiros em ordem e ainda dá dicas práticas para facilitar o dia a dia.
Quais os principais desafios de ser uma personal organizer?
Esse trabalho é estruturado em três pilares: confiança, respeito à pessoa e ao seu espaço, e a sensibilidade para perceber as necessidades de cada caso. O desafio consiste em equilibrar esses pilares e encontrar a melhor solução para atender àquela demanda.
Qual a principal dica para ter sucesso na carreira?
É descobrir dentro do universo da organização qual é a sua especialidade, aquilo que você mais gosta de fazer. Tendo isso, seu trabalho vai ser uma expressão natural do seu talento.
De atriz para apresentadora. Por que a mudança?
O trabalho como consultora de organização me escolheu. Neste universo, eu me desenvolvi, ganhei experiência e com a prática criei meu método. Tornar-me apresentadora foi um caminho natural.
Você também já precisou de uma “Santa Ajuda”?
Sim, eu mantenho em minha vida as mesmas rotinas de organização que aplico no “Santa Ajuda”.
Qual o principal conselho que você dá para quem quiser ser organizado?
A organização faz parte da minha vida de forma natural. O principal conselho é deixar a preguiça de lado e começar a se organizar imediatamente. A organização é uma capacidade que deve ser desenvolvida e praticada.
DICAS INFALÍVEIS PARA ORGANIZAR A CASA
TRIAGEM – Separar peças e objetos que devem ser mantidos e descartar ou doar aqueles que não são mais utilizados. Para isso, recomenda ter três baldes de silicone grandes, um verde, um amarelo e outro vermelho, representando os comandos: “manter”, “guardar em outro lugar” e “descartar ou doar”.
BRINQUEDOS – Separar os lugares onde cada brinquedo deve ficar: bonecas no “Cesto de Bonecas”, carrinhos no “Cesto de Carrinhos” e criar uma rotina baseada no “brincou, guardou”. Tabelas com instruções de localização, cestos e caixas etiquetadas identificam onde fica o quê.
OBJETOS – A dica é abusar das caixas organizadoras plásticas, vendidas em lojas de artigos domésticos, que servem para colocar em ordem documentos, peças de vestuário, bijouterias e outros objetos, etiquetando as caixas.
TOALHAS E ROUPAS – Além de não amassarem, toalhas e roupas enroladas, em vez de dobradas, ocupam menos espaço no armário. No caso de tecidos muito felpudos ou que amarrotam, envolvê-los em uma capa plástica evita o problema.