Há algum tempo, os restaurantes chegam a Santos com o conceito gourmet. Cardápios criteriosamente elaborados por chefs indicam que o paladar dos santistas está cada vez mais exigente. Reduto dos grandes restaurantes que seguem essa linha, o Gonzaga passou a abrigar, recentemente, o Elo Gastronomia.
O imóvel onde está localizado o restaurante, na rua Goiás, foi praticamente reconstruído para receber o estabelecimento. “A casa era da década de 30. Para transformar em um restaurante, com cozinha, salão e exigências legais, fizemos uma reforma que durou cerca de um ano e oito meses”, explica o chef-executivo do Elo, Eduardo Lascane. A reforma pôde ser acompanhada pela fanpage no Facebook.
O menu, elaborado por Eduardo em conjunto com chef Elisa Canet, passou por testes e ajustes com o auxílio de outros cozinheiros experientes de Santos e da Capital. São entradas frias, quentes, massas artesanais, pratos principais (mar e terra) e sobremesas.
O destaque das entradas frias é o Steak Tartare Defumado (filé mignon, cebola roxa, temperado com emulsão de mostarda Dijon, defumados no momento de servir), com salada de brotos e chips de mandioquinha. Das quentes, a sugestão é o Creme de Salmão, uma variação do Crème Brûlée (lascas de salmão, pedaços de espinafre e parmesão gratinado).
Quem optar pelas massas, terá dificuldade para escolher entre os Raviólis do Chef, com o destaque para o do Chef Brasileiro (massa artesanal recheada de banana da terra e queijo meia-cura, puxado na manteiga de sálvia), cuja sugestão de acompanhamento é um filé de peixe.
Entre os pratos principais, as sugestões são o Filé Mignon ou Entrecôte (grelhado com manteiga de castanha de caju e ervas frescas, servido com batata frita rústica e salada de rúcula) e o Peixe Crocante (filé de linguado empanado em quinoa real, servido com palpito pupunha assado, molho cítrico com shoyo, manteiga, uvas passas e cebola roxa).
As sobremesas são quase pecados mortais. O destaque é um brownie de chocolate meio- amargo com castanhas do Pará, acompanhado de sorvete de frutas vermelhas, minitabletes de chocolates e copinho de chocolate ao leite derretido, que leva o sugestivo nome de “Chocolate, Chocolate, Chocolate”. Os sorvetes são preparados na cozinha do restaurante.
Para os amantes de vinho, a carta possui cerca de 130 rótulos. Os clientes podem escolher seu próprio vinho em uma adega climatizada, cuja capacidade é de 1.500 garrafas. O restaurante oferece o serviço de reservas pelo site elogastronomia.com.br, [email protected] (mediante confirmação) e via telefone (a partir das 16h).
Elo Gastronomia: Rua Goiás, 116, Gonzaga. Tel.: 3322-7007. Funcionamento: de terça a quinta-feira, das 19h30 às 23h; sextas e sábados, das 19h30 à meia-noite, e domingos, das 12h30 às 15h30.