Roteiros Nacionais

Conheça os atrativos da Serra Fluminense

30/05/2015
Conheça os atrativos da Serra Fluminense | Jornal da Orla
Localizadas próximas do Rio de Janeiro, as cidades serranas de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo oferecem o cenário ideal para curtir a época de baixas temperaturas que se aproxima. A Serra Verde Imperial, como é chamada, guarda uma estreita relação com a história do Segundo Reinado no Brasil e apresenta paisagens exuberantes de Mata Atlântica preservada, protegidas em parques, praças e reservas naturais. 

Apaixonado pela cidade com clima mais europeu, Dom Pedro II ergueu palácios e fez de Petrópolis seu destino de veraneio favorito. Anos mais tarde, fundou Teresópolis, batizada com o nome de sua mulher, Dona Teresa Cristina. Hoje, a região reúne hospedagens charmosas e excelentes restaurantes. 

A estrada RJ-130, que liga Teresópolis a Nova Friburgo, apelidada de circuito Terê-Fri, é um atrativo à parte. Conta com alguns dos melhores hotéis e restaurantes da região e, em todo o percurso, o turista encontra trilhas para passeios no meio da mata, cachoeiras e montanhas do Parque Estadual dos Três Picos.
 
Nova Friburgo
Na cidade colonizada por suíços a partir de 1819, os restaurantes e a arquitetura dão um toque europeu. Como a Prefeitura de Nova Friburgo divulga em seu site, o município a duas horas do Rio de Janeiro é um parque com uma cidade dentro e é opção para quem gosta de sossego, aventura, compras e excelente gastronomia. 

É um destino bastante procurado por amantes do ecoturismo, com opções de escalada no Parque Estadual dos Três Picos, como o Pico do Caledônia (2.219 metros) e o Três Picos das Salinas (2.260, 2.280 e 2.316 metros). Há também trilhas para explorar mata adentro, cachoeiras para se refrescar ou para prática do rapel e rios bons para rafting. 

 
Petrópolis 
Com um clima ameno e muitas belezas naturais, a cidade que encantou a família imperial também foi endereço de veraneio de personagens importantes da história brasileira, como Santos Dumont, Ruy Barbosa, Barão de Mauá e Joaquim Nabuco. A cidade sedia parte do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, que conta com trilhas, cachoeiras e piscinas naturais.

O seu palácio de verão abriga hoje o Museu Imperial, que possui um amplo acervo sobre a monarquia no Brasil, com preciosidades como o trono e a coroa de Dom Pedro II e a pena utilizada pela Princesa Isabel para assinar a Lei Áurea. Da frente do museu, saem os passeios de charrete pelo centro histórico.
Petrópolis possui ainda outras construções históricas, como o Palácio de Cristal (1884), um palacete com armações de metal e paredes de vidro que foi trazido da França por Conde d’Eu e a Princesa Isabel. A belíssima Catedral de São Pedro de Alcântara, logo na entrada, guarda o Mausoléu Imperial, com os restos mortais do imperador e sua família.


 
Teresópolis
Localizada a 96 km da capital, Teresópolis é a cidade mais alta das serras fluminenses. Privilegiada pelas áreas verdes e clima agradável, as palmeiras imperiais marcam a paisagem da cidade, que recebeu o nome em 1891, como homenagem à esposa de Dom Pedro II, Dona Teresa Cristina. Construções históricas são resquícios do passado imperial, porém, mais do que interessados nos casarões coloniais, Teresópolis atrai amantes do ecoturismo e é conhecida como capital brasileira de montanhismo.

Na cidade fica a entrada principal do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, que abrange outros três municípios. Possui uma ampla rede de trilhas, inclusive uma trilha suspensa, além de belas cachoeiras e piscinas naturais. Com formações rochosas de nomes peculiares, como Dedo de Deus (1.692m), Verruga do Frade (1.980m) e Pedra do Sino (1.980), a reserva natural atrai alpinistas e adeptos de caminhadas durante todo o ano.