As cidades históricas mineiras são um convite permanente para uma viagem ao passado colonial do Brasil, com seu preservado patrimônio arquitetônico, valiosas obras de arte do ciclo do ouro e deslumbrantes paisagens naturais.
Mariana – Vila mais antiga e primeira capital mineira, a cidade mais rica do Ciclo do Ouro exibe obras de Aleijadinho e Athaíde, concentra refinados ateliês de arte e preserva o casario colonial. Um de seus atrativos é a Mina de Ouro da Passagem, uma das maiores do mundo, com 120 metros de profundidade.
Sabará – A apenas 24 km da capital Belo Horizonte, já se pode ter contato com as obras de Aleijadinho nas igrejas Matriz Nossa Senhora da Conceição e Nossa Senhora do Carmo.
Santa Bárbara – Mestre Athaíde pintou o teto da capela-mor da Matriz de Santo Antônio, mas são as trilhas, cachoeiras e grutas do vizinho Santuário do Caraça que se assemelham a pinturas irretocáveis, atraindo ecoturistas.
Congonhas – Os 12 profetas de pedra-sabão, obra-prima de Aleijadinho, brilham na Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos.
Tiradentes – Em suas ruas calçadas com pedras, o gostoso é flanar sem compromisso, a pé ou de charrete, para entrar no clima do século 18. Tiradentes foi palco de importantes debates do período da Inconfidência Mineira e é também a cidade natal de Joaquim José da Silva Xavier, mártir da Inconfidência Mineira.
São João del-Rei – O centro histórico mistura casas e igrejas do século 18 com construções do final do século 19. Abriga importantes memórias políticas, como o túmulo de Tancredo Neves e um museu que retrata a trajetória do político. Um dos símbolos da cidade é o artesanato produzido com estanho.
Ouro Preto – A antiga Vila Rica esbanja cultura com o maior conjunto arquitetônico barroco do país. Tanta história, representada por igrejas e museus, contrasta com bares cheios de universitários. Eleita Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, Ouro Preto foi cenário da Inconfidência Mineira e hoje, entre sua dezena de museus, o visitante pode conhecer as casas de Tomás Antônio Gonzaga e Cláudio Manoel da Costa (famosos poetas e líderes da conjuração), além do Museu da Inconfidência.
Conselheiro Lafaiete – É uma das primeiras e mais importantes cidades de Minas Gerais, passando por ela o Caminho Novo e a Estrada Real que ligavam suas riquezas ao porto do Rio de Janeiro.
Cordisburgo – Terra natal do escritor Guimarães Rosa, a cidade é famosa também por abrigar a Gruta do Maquiné, descoberta em 1825 pelo fazendeiro Joaquim Maria Maquiné.
Sete Lagoas – A principal atração é a Gruta Rei do Mato, a segunda mais visitada do Estado. Na chamada “Grutinha” são expostas pinturas rupestres datadas de 6 mil anos, além de uma réplica de resina de um mamífero pré-histórico.
Diamantina – Diamantina é uma das cidades históricas mais conhecidas e visitadas do país, possuindo um patrimônio arquitetônico, cultural e natural rico e preservado. No final da década de 1990 recebeu da Unesco o título de Patrimônio Cultural da Humanidade.