Comer e beber em Santos

Velho continente no Canal 4

16/05/2015
Velho continente no Canal 4 | Jornal da Orla
O chef é alemão. Entre os garçons, uma francesa, um italiano e um argentino. Só pela diversidade étnica da equipe já dá vontade de conhecer o Amsterdam, mas o cardápio, esse sim, é de dar água na boca. Isso se você for um amante da comida europeia. O que não é muito difícil, uma vez que pratos portugueses, italianos e franceses e suas adaptações são comuns aqui no Brasil. Mas nada no menu do Amsterdam é adaptado. Ou seja, se você quiser comer um salsichão alemão, irá comer um legítimo salsichão alemão. Em suma: a choperia é um pedaço do velho continente no Canal 4.

A fórmula para o sucesso, os quatro proprietários do local, Bruno Merlin, Clibas Chasseraux, Rodolfo Kazuo e Rafael Campos, já conhecem bem. Eles também são donos do Australiano’s Bar, um dos principais points de encontro dos santistas. Mas a proposta ousada do Amsterdam difere do primeiro. “Nossa missão é servir o gosto europeu com inteligência. É por isso que nosso cardápio é dividido por petiscos e porções tradicionais de países como Holanda, Rússia, Irlanda, Bélgica, Grécia, entre outros”, explica Bruno. 


A porção mais pedida pelos clientes é a Bitterballen, com 12 bolinhos holandeses crocantes recheados de carne cremosa e molho de mostarda. Outras nove porções integram o menu, que possui, para os gostos mais conservadores, batatas fritas com molhos e bolinhos de bacalhau com maionese de limão caseira. Espanha, França e Itália ganham destaque no cardápio com tábuas que reúnem algumas delícias daqueles países. A Plateau Français é composta por queijo camembert assado com geleia, peito de pato assado com molho de cereja, aspargos grelhados, miniquiches lorraine, porção de ratatouille, ovos mimosa e baguete fatiada. Para a sobremesa, a inspiração austríaca Apfelstrudel, com massa folhada recheada ao modo austríaco com maçãs e nozes, servida quente com sorvete de creme. 

As bebidas seguem o padrão do menu, com chope holandês, whisky escocês, vinho do porto e vodcas russas e suecas, entre outras. Já os coquetéis são criações da casa. “Os europeus têm o costume de misturar somente destilados para os coquetéis, sendo diferentes do que estamos acostumados a provar. Ao criar nossos coquetéis, fizemos pesquisas com mulheres, porque os homens preferem outros tipos de bebida”, revela o empresário. Com sabor refrescante, o Frankfurt leva suco de maçã, refrigerante cítrico e a deliciosa Jägermeister. Há ainda caipirinhas, saquês e licores.

Amsterdam – Rua Epitácio Pessoa, 124, Embaré. Funcionamento: de terça a domingo, das 18h à meia-noite. Tel.: 3324-7514.

Confira o vídeo do Orla TV: