A Suíça, terra dos famosos chocolates, relógios e paisagens de inverno, foi eleita recentemente a nação mais feliz do mundo e reserva ao turista boas opções de lazer, incluindo um dos melhores festivais de música do mundo e duas das montanhas mais belas do planeta para explorar.
Entre as principais cidades está a tranquila e moderna Zurique, a maior do país, considerada uma das dez localidades mais poderosas do mundo, com grande vocação econômica, didática, tecnológica e cultural. Situada no nordeste suíço, a cidade é cheia de história e cultura, o que pode ser visto em muitas de suas atrações.
Entre os atrativos destacam-se o Zoológico Municipal; o Jardim Botânico; a área do Altstadt, o centro histórico; e a Bahnhofstrasse, a rua principal de Zurique. Opções de passeio não faltam na cidade suíça. Confira:
Kunsthaus – A galeria de arte mais importante da Suíça abriga uma coleção com itens dos períodos mais emblemáticos da cena artística europeia, da Idade Média até os dias atuais. O acervo conta com obras de artistas como Alberto Giacometti, Edvard Munch, Van Gogh, Picasso, Claude Monet e Marc Chagall. Entre os estilos, há exemplares expressionistas, pop art, contemporâneos e clássicos modernistas.
Bahnhofstrasse – Com mais de 1,5 km de extensão, a rua principal de Zurique é uma das mais caras e exclusivas do mundo. Passear pela via é uma ótima oportunidade de conhecer a arquitetura local, interagir com moradores e, claro, fazer compras.
Museu Rietberg – Formado por quatro prédios históricos espalhados por um parque de 69 mil m², o museu exibe um acervo focado em itens asiáticos, africanos, americanos e da Oceania, representados por diversas manifestações artísticas. Também recebe exposições temporárias que abordam assuntos variados.
Zoológico de Zurique – Inaugurado em 1929, o zoológico fica em uma área de 11 mil m² e abriga mais de 2,2 mil animais de 300 espécies diferentes. Um de seus eventos mais populares é o desfile com pinguins, ocasião em que os animais andam fora de seu habitat.
Altstadt – O termo, que significa “cidade velha” em alemão, corresponde ao Centro Histórico de Zurique. Altstadt é uma região encantadora, onde os visitantes podem passear e observar as belas construções que contrastam com a parte moderna da cidade. A área é repleta de galerias de arte, lojas de antiguidade e livrarias.
Casa de Ópera de Zurique – Construída em 1834, a edificação é a menor entre as mais prestigiadas casas de ópera do mundo, com uma lotação máxima de 1,1 mil espectadores. Em 2014, a companhia sediada no local ganhou o prêmio de “Melhor Companhia de Ópera do Ano”, no International Opera Awards. O local tem uma agenda diversificada com peças de teatro, shows de cantores renomados, apresentações de balé e performances para crianças.
Jardim Botânico de Zurique – Com plantas de nove mil espécies diferentes, o Jardim Botânico é, desde 1977, um ótimo refúgio para caminhar e descansar da agitação da cidade. O local abre de segunda a sexta, de 7h às 19h, e sábados e domingos, de 8h às 18h (março a setembro); e de segunda a sexta, de 8h às 18h, e sábados e domingos, de 8h às 17h (outubro a fevereiro). A entrada é gratuita.
Museu Nacional de Zurique – Este museu é o mais visitado da Suíça e mostra toda a trajetória do país, desde sua origem até os dias atuais. Na exibição, os visitantes têm a chance de ver objetos da Idade Média, uma grande sessão de arte gótica e esculturas litúrgicas de madeira, pinturas em painéis e altares esculpidos. O local conta também com exposições temporárias sobre história, arqueologia, fotografia e outros assuntos do gênero.
Montanha Üetliberg – Acessível por meio de um trem, a montanha de 871 metros de altitude fica no planalto suíço e faz parte da cadeia Albis. No local, os visitantes têm uma vista panorâmica incrível de Zurique, que pode ser melhor apreciada do topo da torre de observação. Na montanha é possível, ainda, fazer trilhas, andar de bicicleta e saltar de parapente.
Lago Zurich – Emoldurado pela cadeia Albis e pelas colinas Zimmerberg, o lago é o local perfeito para um passeio bem tranquilo na cidade. Uma das principais atrações é o passeio de barco em torno do espelho d’água. Nos arredores, há inúmeros lugares interessantes para conhecer, incluindo o Alpamare, o maior parque aquático coberto da Europa, além das ilhas Ufenau e Lützelau, a fábrica de chocolates Lindt & Sprüngli, entre outros atrativos.